ANA autoriza ampliação da captação de água da Usina Jaguari para o reservatório Atibainha até 2026
A ampliação da captação de água da Usina Jaguari visa garantir a segurança hídrica na Região Metropolitana de São Paulo até o final de 2026
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em conjunto com órgãos estaduais, autorizou a ampliação temporária da captação suplementar de água da Usina Hidrelétrica Jaguari para o reservatório Atibainha, que faz parte do Sistema Cantareira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi oficializada em um comunicado na última segunda-feira, dia 22 de maio de 2026, em resposta a um pedido da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Esta medida visa aumentar a segurança hídrica na Região Metropolitana de São Paulo e nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, tendo em vista a continuidade da estiagem na região.
Aumento na Captação de Água
Com a nova autorização, o volume máximo anual de água que pode ser transferido da Usina Hidrelétrica Jaguari para o reservatório Atibainha saltará de 162 hectômetros cúbicos para até 268,28 hectômetros cúbicos. Assim, será possível captar um volume adicional de 106,28 hectômetros cúbicos, com uma vazão máxima estabelecida em 8,5 metros cúbicos por segundo.
Essa ampliação é válida até 31 de dezembro de 2026.
É importante ressaltar que essa autorização poderá ser suspensa automaticamente caso o Sistema Cantareira atinja um nível superior a 60% do volume útil ou se a Sabesp conseguir operar sem restrições na vazão média mensal. Atualmente, conforme informado no comunicado da ANA, o Sistema Cantareira está operando na faixa 2 (Atenção), com apenas 38,9% do volume útil disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso essa porcentagem permaneça abaixo dos 40% até o dia 30 de junho deste ano, o sistema será reclassificado para a faixa 3 (Alerta).
Impactos da Estiagem e Medidas Emergenciais
A persistente estiagem tem gerado preocupações quanto à disponibilidade de água na região metropolitana e nas bacias afluentes. A ação conjunta entre a ANA e os órgãos estaduais demonstra uma tentativa efetiva de mitigar os impactos dessa situação crítica.
Leia também
A medida também reflete a necessidade urgente de garantir recursos hídricos suficientes para abastecer a população e as atividades econômicas locais.
Além disso, este esforço é um indicativo do comprometimento das autoridades em lidar com os desafios impostos pela seca prolongada e suas consequências no abastecimento público. O monitoramento contínuo dos níveis dos reservatórios será essencial para avaliar a eficácia dessa ampliação e determinar futuras ações necessárias para assegurar a segurança hídrica na região.
O cenário hídrico atual exige atenção constante e respostas rápidas por parte das autoridades competentes, especialmente em um contexto onde as mudanças climáticas podem intensificar períodos de seca e afetar ainda mais as reservas naturais disponíveis.