xAI processa Apple e OpenAI por alegações de práticas anticompetitivas em IA e posicionamento na App Store

A parceria incluiu a integração do ChatGPT em iPhones, iPads e Macs; a empresa de Musk busca bilhões de dólares em compensação.

25/08/2025 21:24

2 min de leitura

xAI processa Apple e OpenAI por alegações de práticas anticompetitivas em IA e posicionamento na App Store
(Imagem de reprodução da internet).

A xAI, startup de inteligência artificial fundada pelo bilionário Elon Musk, entrou com uma ação contra a Apple e a OpenAI, alegando uma conspiração ilegal para restringir a concorrência no setor de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Apple e a OpenAI “consolidaram mercados para preservar seus monopólios e evitar que concorrentes como X e xAI inovassem”, alega-se no processo apresentado em um tribunal federal dos Estados Unidos, no Texas.

A Apple estabeleceu uma parceria com a OpenAI que incorporou o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs.

Leia também:

Se não fosse pelo seu acordo exclusivo com a OpenAI, a Apple não teria motivos para não apresentar de forma mais proeminente os aplicativos X e Grok em sua App Store.

Na ação judicial, a xAI afirmou que está buscando bilhões de dólares em indenização por supostos danos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um porta-voz da OpenAI declarou que “este processo mais recente é consistente com o padrão contínuo de assédio do Sr. Musk”.

A Apple não forneceu uma resposta imediata ao pedido de comentário.

Musk ameaçou processar a Apple, com sede em Cupertino, Califórnia, neste mês, ao declarar em uma publicação no X que a conduta da Apple “torna inviável para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar a primeira posição na App Store”.

O ChatGPT, da OpenAI, registrou o crescimento mais rápido do aplicativo de consumo já observado na história, após seu lançamento no final de 2022.

A xAI, de Musk, adquiriu o X em março por 33 bilhões de dólares para otimizar seus recursos de treinamento de chatbot. Musk também incorporou o chatbot Grok aos veículos produzidos pela Tesla, sua empresa de automóveis elétricos.

A empresa fundada pelo bilionário, lançada há menos de dois anos, compete com a DeepSeek, da China, e com a OpenAI, que conta com o apoio da Microsoft.

Elon Musk está processando a OpenAI e seu presidente executivo, Sam Altman, em um tribunal federal na Califórnia para evitar que a empresa se transforme em uma companhia com fins lucrativos. Musk cofundou a OpenAI com Altman em 2015 como uma organização sem fins lucrativos.

As práticas da App Store têm sido o foco de diversas ações. Em um processo em curso da Epic Games, criadora do “Fortnite”, um juiz determinou que a Apple permitisse maior concorrência entre opções de pagamento de aplicativos.

A maioria das pessoas acredita que o uso de inteligência artificial é adequado para decisões financeiras.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)