Rússia e Ucrânia chegam a acordo para realizar a primeira troca de prisioneiros civis
Negociações incluem a soltura de militares presos e a solicitação russa pelo retorno de 20 crianças.

Rússia e Ucrânia assinaram um acordo para a troca de prisioneiros civis e militares. O acordo foi alcançado nesta quarta-feira (23.jul.2025) na terceira rodada de negociações realizada em Istambul, Turquia, e representa a primeira devolução de civis entre os países. A reunião teve duração aproximada de 40 minutos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As negociações ampliaram o alcance dos acordos prévios, que se limitavam principalmente a prisioneiros militares. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, apresentou à Ucrânia uma lista de 20 crianças russas que se encontram em Kiev ou foram levadas para países da União Europeia, solicitando sua devolução a Moscou.
Galuzin declarou que as autoridades russas mantêm atenção constante às crianças ucranianas e que o país trabalha “escrupulosamente e cuidadosamente” nos pedidos de Kiev relacionados a elas. Ele expressou esperança de que o lado ucraniano “mostre a mesma atitude atenta” às crianças russas.
Leia também:

Conselho do FGTS autoriza o pagamento de R$ 12,9 bilhões aos beneficiários

Nova Zelândia revoga orientações de inclusão de atletas trans

Amazon reforça sua colaboração com o futebol feminino da Uefa até 2030
Após a conclusão dos recentes acordos, ambos decidiram sobre a quarta rodada de negociações.
Istambul tem atuado como um espaço neutro para as discussões entre russos e ucranianos, com a Turquia desempenhando o papel de mediadora no processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 16 de maio, em Istambul, na primeira rodada de negociações, as partes chegaram a um acordo para trocar mil detentos de cada lado e trocar documentos sobre as maneiras de solucionar a crise.
Já na segunda reunião, em 2 de junho, os representantes apresentaram rascunhos de memorandos sobre um acordo de paz. Naquele encontro, também concordaram em trocar prisioneiros gravemente feridos e cadáveres.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.