Descoberta da jazida BP estimula oportunidades para a Equinor e o leilão do pré-sal

A descoberta de novas jazidas é promissora para os interesses da empresa norueguesa na região da Bacia de Santos e impulsiona o interesse por leilões de…

05/08/2025 18:47

3 min de leitura

Descoberta da jazida BP estimula oportunidades para a Equinor e o leilão do pré-sal
(Imagem de reprodução da internet).

A maior descoberta global de petróleo em 25 anos pela BP, divulgada na véspera, é promissora para os interesses da Equinor em áreas próximas na Bacia de Santos e aumenta o interesse para o leilão de blocos do pré-sal previsto para outubro na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bloco Bumerangue da BP, se comprovado viável, seria uma grande descoberta em uma área da bacia distante dos três grandes campos operados pela Petrobras: Tupi, Búzios e Mero.

Esses três campos correspondem a cerca de 70% da produção de pré-sal, que representa quase 80% da produção brasileira, conforme dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Leia também:

A identificação da BP, aliada a recentes achados da Petrobras em outras áreas das bacias de Santos e Campos, evidencia o potencial das “franjas” do pré-sal brasileiro, declarou Roberto Ardenghy, presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás).

Descobertas significativas realizadas há quase duas décadas na área, que apresenta extensas áreas em águas profundas sob uma espessa camada de sal abaixo do fundo oceânico, elevaram o Brasil ao posto de um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na cata do pré-sal, agendada para 22 de outubro, a ANP disponibilizará 13 áreas nas bacias de Santos e Campos, com 15 empresas qualificadas para concorrer.

“O pré-sal está esquentando”, afirmou o geólogo Pedro Zalan, que trabalhou por três décadas na área de exploração da Petrobras. Ele complementou que a petroleira estatal ainda possui muitas das áreas mais promissoras da região, mas há espaço para concorrentes.

A descoberta da BP ressalta o potencial ainda não explorado da Bacia de Santos, ao mesmo tempo em que a Petrobras e grandes empresas norte-americanas investem em uma área ambientalmente sensível no litoral norte do Brasil, que a estatal avalia como crucial para recuperar reservas.

“Isso não altera o foco na Bacia da Foz do Amazonas, onde a liberação de um novo ‘play’ mudaria significativamente o futuro da indústria de petróleo e gás no Brasil”, afirmou Flavio Menten, analista de pesquisa da Rystad Energy.

Dúvidas remanescentes sobre a descoberta de Bumerangue da BP apontam para níveis elevados de dióxido de carbono (CO2), o que pode impactar sua viabilidade econômica, segundo especialistas da Reuters.

O diretor de produção e operações da BP, Gordon Birrell, afirmou a analistas em teleconferência de resultados na terça-feira (5) que não está “particularmente” preocupado com os níveis de CO2 na área.

A confirmação pode representar a maior descoberta em águas profundas desde Búzios, em 2010, declarou a consultoria Wood Mackenzie em relatório a clientes, mencionando o campo operado pela Petrobras que se aproxima de ser o maior produtor do Brasil.

A descoberta também destaca duas áreas adquiridas pela Equinor próximas a Bumerangue, além do bloco Tupinambá, igualmente da BP, situado logo ao lado, onde a britânica planeja perfurar no próximo ano.

Zalan, ex-geólogo da Petrobras, afirmou que os blocos apresentam uma probabilidade considerável de conter óleo.

As aquisições da Equinor no Bumerangue estão fora do segmento do pré-sal brasileiro, afirmou Menten, da Rystad, ressaltando que a companhia norueguesa ainda não demonstrou compromisso com a perfuração exploratória naquela área.

A Equinor não forneceu resposta imediata ao pedido de comentário.

Brasil exporta petróleo, café e aeronaves para os Estados Unidos.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)