Creomar de Souza afirma que o Brasil adota um modelo de crescente deterioração política
O diretor-executivo da consultoria Dharma identifica uma “crise anunciada” no ambiente político brasileiro, enfatizando as disparidades entre o Executiv…

O cenário político brasileiro está sofrendo um processo de degradação crescente, conforme análise do cientista político Creomar de Souza, CEO da consultoria de análise de risco político Dharma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil enfrenta uma crise premente, que poderá se transformar em uma tragédia, afirmou Creomar no WW Especial.
Executivo com poder reduzido e Legislativo com maior influência.
Souza ressalta a existência de um Executivo com grande fragilidade, sem conseguir promover uma articulação política eficiente com o Legislativo. Adicionalmente, aponta para a ausência de uma base social consistente em termos de eleitores que sustentem o governo.
Leia também:

Pilotos da Fórmula 1 receberão troféus feitos de Lego no Grande Prêmio da Inglaterra

A queda do IOF é uma derrota de Haddad, porém não exclusiva dele, afirma economista

Bianca Andrade afirma que o namorado impede que ela pague uma conta: “Acho é bom”
Ademais, o analista constata um Legislativo que tem se fortalecido progressivamente nos últimos anos. Esse acréscimo de poder ocorreu sobretudo por meio do controle do orçamento, da proteção oferecida pelos fundos partidários e eleitorais, e das emendas orçamentárias.
Contudo, Souza destaca que, mesmo com esse incremento de poder, o Legislativo não demonstrou maior responsabilidade, como seria usual em um sistema parlamentarista, o que ele denomina de “o pior dos cenários possíveis”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O especialista conclui com uma referência ao escritor José Murilo de Carvalho, afirmando que, nesse contexto de crise institucional, “o povo assiste a tudo bestializado”.
WW Especial
O programa, apresentado por William Waack, é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.