CEO do Inter afirma que a instituição financeira deve superar o crescimento do mercado

Riccio afirmou que a disputa entre as instituições por preço não produz mais o resultado percebido com o advento das fintechs no Brasil.

28/08/2025 19:41

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(Imagem de reprodução da internet).

A estratégia de crescimento do banco Inter se estende além da aquisição de novos clientes.

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“É necessário superar o crescimento do mercado. Cada ano deve ser o nosso melhor”, afirmou Alexandre Riccio, presidente do banco, em entrevista ao Capital Insights, programa da Broadcast em parceria com o CNN Brasil Money, exibido nesta quinta-feira (28), às 19h.

Para alcançar a meta de 60 milhões de CPFs, 30% de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e 30% de eficiência até 2027, outra estratégia é investir no aumento da carteira de crédito.

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O crédito já possui uma participação significativa na receita. Atualmente, contabilizamos cerca de R$ 40 bilhões na nossa carteira de crédito, conforme declarou o presidente do Inter, que possui mais de 40 milhões de clientes.

Em um cenário macroeconômico desafiador, com taxa básica de juros elevada, a inadimplência nas linhas de crédito é acompanhada de atenção, porém não representa uma grande preocupação, segundo Riccio. “Temos inadimplência mais ou menos estável nos últimos trimestres. Deve haver um aumento, mas nada relevante”, declarou.

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A faixa etária média da clientela do banco representa uma alavanca natural de crescimento, conforme afirma Riccio, cuja estimativa é entre 30 e 35 anos. “Somos o banco principal da geração Z em algumas pesquisas”, declarou.

A instituição financeira expandirá acompanhando o desenvolvimento de seus clientes, que transitarão de produtos voltados para jovens para contas correntes tradicionais e diversos serviços bancários na vida adulta.

Mais de um milhão de clientes que abriram conta na adolescência e já não são mais clientes, afirmou.

Riccio afirmou que a competição entre as instituições por preço não produz mais o efeito observado com a chegada das fintechs ao país. “A tarifa zero tirou o sistema da inércia. A tarifa zero não é mais diferencial”, declarou.

O banco investe na oferta abrangente de produtos bancários e de investimentos para o cliente, visando ampliar sua participação na vida do brasileiro – ou seja, a relevância do Inter, no vocabulário do mercado.

O programa Capital Insights, em parceria com o CNN Money e a Broadcast, realiza entrevistas semanais com especialistas do mercado financeiro para analisar o cenário econômico do Brasil e do mundo. O programa é exibido todas as quintas-feiras, às 19h, no CNN Money.

As seguradoras estimam prejuízos de 84 bilhões de dólares em 2025 devido a eventos climáticos.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.