Biden solicita esclarecimentos de Trump sobre a tarifa imposta ao Brasil
Alexandria Ocasio-Cortez solicitou relatório detalhado sobre ações do Brasil que legitimariam decisão do presidente dos EUA.

A deputada do partido Democrata, Alexandria Ocasio-Cortez, solicitou que o governo de Donald Trump justifique a aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, implementadas em 6 de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em dezembro passado, sem fornecer detalhes, Trump declarou Estado de Emergência e alegou que a aplicação da alíquota adicional sobre as importações do Brasil é uma resposta às ameaças à segurança nacional contra os Estados Unidos.
A parlamentar democratista levantou sua objeção por meio de uma emenda ao projeto de lei do Orçamento de Defesa, documento que ainda necessita de aprovação.
Leia também:

O Reino Unido experimentou o verão mais quente já registrado em 2025

Iraque restaura mesquita histórica devastada pelo Estado Islâmico

Vídeos exibem a devastação provocada pelo terremoto no Afeganistão; observe
A parlamentar AOC, como é conhecida, propõe que o Departamento de Defesa apresente um relatório que especifique as políticas e práticas brasileiras que representam uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.
A deputada também solicitou uma análise do efeito das tarifas nos vínculos entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A taxa entrou em vigor em 6 de agosto e não todos os produtos estão sujeitos à cobrança total. Foram excluídos, por exemplo, 694 produtos brasileiros, o que corresponde a 43% de tudo o que foi exportado aos EUA em 2024. Estão isentos, por exemplo, suco de laranja, derivados de petróleo e produtos de aviação civil.
Contudo, conforme o governo brasileiro, a tarifa adicional afeta 36% dos produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos, abrangendo itens relevantes na relação comercial bilateral, tais como máquinas agrícolas, carnes e café.
O projeto que estabelece o orçamento da Defesa já conta com 985 propostas de emenda. O adendo apresentado pela deputada norte-americana pode não ter apoio suficiente, considerando que os democratas são minoria no Congresso.
Trump critica decisão do STF contra Bolsonaro.
Uma das razões apresentadas para a aplicação da sobretaxa de 50% sobre importações brasileiras foi a alegação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que se trataria do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que é réu por tentativa de golpe de Estado.
O processo judicial que pode resultar em condenação ou absolvição de Jair Bolsonaro e sete réus iniciará na terça-feira (2), em Brasília.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)