A Kioxia visa apresentar um SSD com 10 milhões de IOPS ainda em 2026
A Kioxia, com sua tecnologia XL-Flash e um controlador desconhecido, pretende coletar amostras de novos SSD em breve.
A Kioxia divulgou, recentemente, um comunicado corporativo acerca de suas estratégias para o futuro, com foco em seu desenvolvimento de memórias para aceleradores de IA. Destaque para a intenção da empresa de criar um SSD com impressionantes 10 milhões de IOPS, e que as primeiras amostras deverão ser entregues em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade de IOPS se refere à performance aleatória de um SSD, distinta da sequencial que costuma ser medida em GB/s. A Kioxia afirma que seu “Super High IOPS SSD” irá abrir novos mercados e atender à crescente demanda por desempenho de dispositivos com inteligência artificial.
“Nós vamos utilizar nossos chips de memória XL-Flash ultra-rápidos, que empregam células single-level (SLC), e combiná-los com um controlador totalmente novo”, afirmou um representante da empresa. A Kioxia não especificou qual controlador é esse. Os chips XL-Flash foram mencionados em notícias recentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os componentes XL-Flash que serão utilizados no SSD de 10 milhões de IOPS foram inicialmente concebidos como uma alternativa à memória Optane, da Intel. Na Computex 2025, a InnoGrit apresentou um drive conceitual empregando essa tecnologia da Kioxia e um controlador próprio, o Tacoma IG5669.
Este dispositivo conceitual atingia 3,5 milhões de IOPS – algo já acima da média atual para SSDs – e latência ultrabaixa. A Kioxia, contudo, provavelmente utilizará outro controlador para desenvolver seu drive com desempenho randômico tão elevado.
Leia também:
Trump declara tarifa de 100% sobre semicondutores importados para os EUA
Thermaltake apresenta os novos gabinetes mid tower View 390 Air em diversas opções de cores
As primeiras CPUs Panther Lake podem gerar perdas por conta do baixo desempenho do 18A [RUMOR]
A Kioxia planeja disponibilizar as primeiras amostras de seu SSD com alto desempenho em IOPS no segundo semestre de 2026.
Isto não implica na disponibilidade comercial do produto. Trata-se da fase em que clientes em potencial da empresa avaliam a qualidade e a viabilidade do novo SSD. Todavia, as primeiras unidades comerciais do Super High IOPS SSD serão destinadas a uso profissional.
.
Para impulsionar o desenvolvimento desta e de outras tecnologias, a Kioxia anunciou que manterá um investimento de 8 a 9% de sua receita anual na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Adicionalmente, a empresa assegurou a contratação de aproximadamente 700 novos colaboradores anualmente, destinadas às áreas de P&D e produção.
Kioxia
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












