Xi Jinping demonstra a China como uma alternativa de liderança no cenário mundial, ao lado de Putin

O líder chinês apresentou o país como um pilar de estabilidade econômica durante o discurso na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai.

01/09/2025 3:19

3 min de leitura

Xi Jinping demonstra a China como uma alternativa de liderança no cenário mundial, ao lado de Putin
(Imagem de reprodução da internet).

O líder chinês Xi Jinping apresentou seu país como uma força para a estabilidade econômica global e prometeu centenas de milhões de dólares para apoiar seus parceiros, em um momento em que o presidente Donald Trump conduz uma guerra tarifária global e reduziu a ajuda externa sob sua política “América Primeiro”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os comentários de Xi foram proferidos durante um discurso na segunda-feira (1ª), horário local, na cúpula de dois dias organizada para evidenciar a liderança global da China e sua parceria estreita e duradoura com a Rússia, enquanto os dois países buscam realinhar o poder global em seu benefício, em detrimento dos Estados Unidos e seus aliados.

É necessário mobilizar a capacidade de nossos mercados de grande porte e a complementaridade econômica entre os Estados-membros, além de aprimorar a facilitação do comércio e do investimento.

Leia também:

O líder chinês anunciou o compromisso de 2 bilhões de yuans (US$ 280 milhões) em subsídios aos estados membros da OCX neste ano e a criação de um Banco de Desenvolvimento da OCS para oferecer “bases mais sólidas” para a segurança e a cooperação econômica entre o bloco.

Xi prometeu se opor ao “hegemonismo”, à “mentalidade da Guerra Fria” e às “práticas de intimidação” em discurso com a presença do presidente russo Vladimir Putin, do primeiro-ministro indiano Narendra Modi e do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Xi utiliza frequentemente essas frases para criticar o que ele considera ser uma ordem mundial dominada pelos Estados Unidos e seus aliados ocidentais.

A cúpula representa uma demonstração da redução dos vínculos entre China e Rússia, assim como da amizade consolidada por seus respectivos líderes autoritários.

A forte ligação pessoal entre os dois homens se manifestou na noite de domingo (31), durante a oferta de um jantar de boas-vindas aos líderes presentes.

As imagens divulgadas pela agência de notícias estatal russa RIA mostraram Xi e Putin gesticulando com entusiasmo e sorindo durante a conversa no evento, evidenciando uma postura mais aberta do líder chinês, normalmente reservado, e sua atitude afetuosa e descontraída com o homólogo russo.

Após posarem para uma foto ao lado de outros líderes, Xi gesticulou para que Putin caminhasse ao seu lado, ultrapassando os demais, conforme imagens divulgadas pelo Kremlin apresentaram.

A cúpula da OCS representa também a primeira reunião dos líderes desde o encontro entre Putin e Trump no Alasca, no início deste mês, e acontece em um momento em que Putin resiste à pressão ocidental para finalizar seu ataque à Ucrânia.

Na semana passada, as forças de Moscou lançaram seu segundo maior ataque aéreo contra a Ucrânia até então.

A avaliação de testemunhas indica que Xi considera o encontro e o grande desfile militar que ocorrerá na quarta-feira (3) em Pequim, com a expectativa da presença de Putin, Kim Jong-un, da Coreia do Norte, e aproximadamente duas dezenas de outros líderes, como um esforço diplomático em um momento crítico.

Enquanto Trump provoca países com sua guerra comercial global e se retira de organizações internacionais e da ajuda externa, Pequim acredita que os EUA estão enfraquecendo a ordem internacional que eles estabeleceram e vê uma chance de fortalecer sua própria visão como alternativa.

As autoridades chinesas destacaram a OCS deste ano como a maior até o momento, anunciando a participação de 20 líderes de toda a Ásia e Oriente Médio antes do evento. Além de Rússia, China e Índia, os membros da OCS incluem Irã, Paquistão, Bielorrússia, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)