Vendas de veículos automotores na China aumentam em maio, acompanhadas do relaxamento das tensões com os Estados Unidos

As vendas de veículos elétricos mantiveram-se fortes e o segmento de carros de nova energia registrou um crescimento de 28%, atingindo um total de um milhão de unidades.

09/06/2025 13:33

2 min de leitura

Vendas de veículos automotores na China aumentam em maio, acompanhadas do relaxamento das tensões com os Estados Unidos
(Imagem de reprodução da internet).

As vendas no varejo de veículos de passeio na China registraram um aumento de 13% em relação ao ano anterior, atingindo 1,93 milhão de veículos, e 10% em comparação com abril, impulsionado por incentivos governamentais e pela redução das tensões comerciais com os Estados Unidos, de acordo com dados divulgados pela China Passenger Car Association (CPCA) na segunda-feira (9).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alívio das tensões comerciais compensou o impacto da diminuição de dias úteis causada pelo Festival do Barco do Dragão no final de maio e a procura por automóveis tem aumentado devido ao programa de troca do governo chinês, sobretudo após o Ano Novo Chinês, comunicou a CPCA.

Alguns governos locais e montadoras também lançaram promoções adicionais para estimular a procura.

Leia também:

A associação relata que as vendas de veículos elétricos mantiveram-se fortes, com o setor de carros de nova energia registrando um avanço de 28%, atingindo um milhão de unidades.

As exportações de automóveis de passeio subiram 13,5%, atingindo 448 mil unidades em maio, ao mesmo tempo em que as exportações de veículos elétricos novos cresceram 81%, para 200 mil unidades, de acordo com os dados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O notável aumento nas exportações de veículos elétricos coincidiu com um acirrado conflito de preços no mercado interno, impulsionado pelas promoções e reduções de preços da BYD.

A Tesla continuou a sofrer pressão no mercado chinês e registrou uma queda de 15% nas vendas mensais, para 61.662 unidades em maio, além de exportar cerca de 23 mil unidades, segundo a CPCA.

A agência prevê que as vendas de automóveis se mantenham fortes em junho, considerando que o desescalonamento das tensões comerciais entre os EUA e a China poderá estimular ainda mais o aumento das exportações.

O Brasil detém a maior fatia de vendas de veículos elétricos na América Latina.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.