Tufão passa por Taiwan e causa morte de pelo menos duas pessoas
Mil e quinhentas pessoas sofreram ferimentos.

Uma tempestade tropical impactou o sul de Taiwan com ventos extremos e chuvas intensas na segunda-feira (7), ceifando a vida de duas pessoas e causando mais de 500 feridos em uma ocorrência incomum na costa ocidental habitada da ilha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Taiwan é frequentemente impactada por tufões, porém estes costumam atravessar a costa leste montanhosa e com pouca densidade populacional, que se encontra em frente ao Oceano Pacífico.
Empresas e instituições de ensino foram fechadas na costa oeste. Ventos de aproximadamente 220 quilômetros por hora foram medidos no condado de Yunlin, no sudoeste, após a tempestade impactar a costa sudoeste de Taiwan no domingo (6).
Leia também:

Demais defendem declaração de Trump em apoio a Bolsonaro

Departamento de Justiça dos EUA confirma suicídio de Epstein e rejeita existência de lista secreta

A programação inclui shows gratuitos durante a Semana do Rock em São Paulo
Dados oficiais apontam que ultrapassaram a marca de 700 árvores foram removidas em municípios e povoados da região oeste, além de sinalizações de trânsito terem sido retiradas e distribuídas pelas vias.
Em Tainan, no sul do país, diversos postes de concreto foram derrubados e uma porta de madeira de um grande templo desmoronou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O furacão, que anteriormente foi classificado como o segundo mais intenso pela agência meteorológica de Taiwan, perdeu força e deve impactar o leste da China ao final da semana corrente.
“A trajetória da tempestade é rara… todo Taiwan será afetado pelo vento e pela chuva, um após o outro”, disse o presidente Lai Ching-te em uma publicação no Facebook, pedindo aos cidadãos que se preparem.
Cerca de 700 mil imóveis ficaram sem energia e mais de 300 voos, tanto domésticos quanto internacionais, foram cancelados. O serviço ferroviário de alta velocidade Norte-Sul teve sua oferta de serviços reduzida.
A Agência Nacional de Incêndios comunicou que um indivíduo faleceu após uma árvore cair sobre o veículo em que estava e outro após o seu respirador apresentar falha por conta de uma queda de energia.
Não foram registrados danos significativos no Parque Científico de Tainan, que possui empresas de tecnologia de grande porte, como a TSMC 2330.TW.
As autoridades marítimas da província de Zhejiang, no leste da China, aumentaram seu nível de resposta a emergências para o segundo mais alto, conforme divulgado pela emissora estatal CCTV na segunda-feira (7).
Às 10h, 121 navios de passageiros e 64 rotas de balsas foram suspensos em toda a província, informou a CCTV. As autoridades também suspenderam 181 projetos de construção, incluindo parques ecológicos, por precaução.
A Administração Meteorológica da China prevê que a Danas se aproxime progressivamente das áreas costeiras entre a cidade de Taizhou, em Zhejiang, e a cidade de Fuzhou, na província adjacente de Fujian.
A previsão indica que a tempestade atingirá a área na noite de terça-feira (8).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.