Trump anuncia acordo comercial amplo com Japão com tarifas de 15%

O Japão investirá, sob minha direção, 550 bilhões de dólares nos Estados Unidos, com 90% dos lucros sendo recebidos por eles; este acordo gerará centena…

22/07/2025 21:51

1 min de leitura

US President Donald Trump attends the inaugural Pennsylvania Energy and Innovation Summit on the campus of Carnegie Mellon University in Pittsburgh, Pennsylvania, on July 15, 2025. (Photo by ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)
US President Donald Trump attends the inaugural Pennsylvania Ene...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (22) a conclusão de um acordo comercial com o Japão, que prevê tarifas de 15% sobre produtos japoneses importados para os EUA. “Acabamos de concluir um grande acordo com o Japão”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. O país asiático deverá pagar a tarifa de 15%, uma redução em relação aos 25% aplicados desde o início de julho, e investirá – sob “orientação” de Trump – US$ 550 bilhões nos Estados Unidos. Segundo o presidente americano, 90% dos lucros ficarão com os EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump também declarou que o acordo contempla uma joint venture com o Japão no Alasca focada na produção de Gás Natural Liquefeito (GNL). Sem entrar em detalhes, o republicano afirmou, durante um evento na Casa Branca com congressistas do Partido Republicano, que o pacto com o Japão “pode ser o maior da história” e que é “diferente dos anteriores”.

Ele ressaltou que o acordo deverá criar centenas de milhares de empregos e que o Japão abrirá seu mercado para o comércio de “carros e caminhões, arroz e alguns outros produtos agrícolas”. A Casa Branca também divulgou hoje acordos com a Indonésia e com as Filipinas.

Leia também:

Trump faz comentário

Concluímos recentemente um acordo significativo com o Japão, possivelmente o maior já realizado. O Japão investirá, sob minha direção, US$ 550 bilhões nos Estados Unidos, recebendo 90% dos lucros. Esta Parceria criará Centenas de Milhares de Empregos – nunca houve nada parecido. Talvez o mais importante, o Japão abrirá seu país ao comércio, incluindo carros e caminhões, arroz e alguns outros produtos agrícolas e outras coisas. O Japão pagará Tarifas Recíprocas de 15% aos Estados Unidos. Este é um momento muito emocionante para os Estados Unidos da América, e especialmente pelo fato de que continuaremos sempre a ter um ótimo relacionamento com a nação do Japão.

Reportagem gerada com o uso de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Publicado por Carol Santos

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.