A operação demorou 12 horas para resgatar 18 homens da mina El Miñon.
O grupo de 18 mineiros que ficaram soterrados na quinta-feira (17) em Antioquia, no noroeste da Colômbia, foi resgatado com vida na sexta-feira (18), conforme divulgado pela Agência Nacional de Mineração e pela Prefeitura de Remédios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência comunicou que os mineiros foram avaliados por médicos e devolvidos às suas famílias, “todos em bom estado de saúde”. Adicionou que o resgate foi conduzido após uma operação de 12 horas que envolveu a participação de mais de 50 pessoas.
O incidente aconteceu na mina El Miñón, na área de fronteira entre os municípios de Remedios e Segóvia.
A Prefeitura de Remédios informou à CNN, por e-mail, que o incidente ocorreu na quinta-feira entre 9h e 10h, horário local. De acordo com a prefeitura, a razão foi a queda de um elevador com carga, que “resultou em um desmoronamento na galeria de acesso principal”, possivelmente também afetando o sistema de ventilação e a comunicação.
O Ministério de Energia e Minas da Colômbia comunicou na quinta-feira que a mina não possuía autorização válida. A Prefeitura também destacou a informação e acrescentou que o local “estava em processo de regularização”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As autoridades locais haviam iniciado um processo técnico e jurídico para sua incorporação aos esquemas de legalidade.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.