O governador de SP declarou que “quem discorre em nome do Brasil” deve considerar o cenário político e almejar “compreensão” para solucionar o impasse.
Sem mencionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou na segunda-feira (21.jul.2025) que “quem se manifesta em nome do Brasil” deve compreender o cenário político e buscar a reconciliação das relações diplomáticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração ocorreu na abertura da Coopercitrus Expo, em Bebedouro (SP). A fala é uma referência às negociações entre o governo brasileiro e os EUA sobre as tarifas de 50% sobre produtos nacionais anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
É preciso que, ao se manifestar em nome do Brasil, haja essa compreensão, é necessário trabalhar para desanuviar as relações, para pacificar, para entender o jogo geopolítico, reconhecendo que o Brasil não obtém benefícios ao se alinhar a determinados blocos em detrimento de outros.
O governador também defendeu a necessidade de um acordo com os norte-americanos, afirmando que a compreensão seria essencial para solucionar o conflito. São Paulo seria o estado mais impactado pelas taxas.
Os dois maiores mercados das Américas e as duas maiores democracias do Ocidente não podem estar distantes. É fundamental que se chegue a uma solução para isso. A solução virá da compreensão. Precisamos dessa compreensão de que o discurso eleitoral não pode estar acima do interesse nacional. E, se tivermos essa compreensão, conseguiremos pacificar e compreender o que está acontecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.