Tabata Amaral produz vídeo sobre os perigos das ações de Trump: “Desejam taxar o Pix”
Deputada alega que a inclusão do sistema de pagamentos nas investigações do governo americano sobre práticas comerciais do Brasil é resultado de lobby d…

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) divulgou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (22) acerca dos riscos da taxação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros e da recente abertura de uma investigação sobre o PIX, sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na gravação, Tabata afirma que a inclusão do Pix nas investigações do governo Trump sobre práticas comerciais do Brasil é motivada pelo lobby das grandes bandeiras de cartão de crédito que lucram bilhões com as transações realizadas no mercado brasileiro. “O restante do mundo não tem PIX. Na Europa não há nada parecido. Nos Estados Unidos ainda é comum usar cheque. […]. E, por isso, o nosso Pix virou alvo, porque cresceu rapidamente.”
Ademais, Tabata afirma que o alcance do Pix também ameaça as big techs, que possuem seu próprio sistema de pagamento. Essas empresas, segundo a deputada, teriam interesse em enfraquecer o Pix para manter o domínio de seus serviços. “Todas elas estavam na primeira fila na posse de Donald Trump, porque o projeto de poder dele também é bom para elas, manter o mundo usando tecnologia americana, sem concorrência, sem regulação”, disse Tabata.
Leia também:

“Interesses convergentes não são uma ameaça”, afirma Xi Jinping em relação à UE

Com Temer, o Centrão almeja se afastar da postura agressiva do governo anterior em relação aos valores tarifários

Segundo dados do IBGE, cerca de 90% dos brasileiros com mais de 10 anos possuem aparelho celular
Também menciona o confronto entre as grandes empresas de tecnologia e o Poder Judiciário brasileiro, que propõe responsabilizar as redes sociais por golpes, fraudes, jogos ilegais, discurso de ódio e outros crimes praticados nas plataformas.
Outro argumento da deputada é a aliança entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governo norte-americano. Donald Trump, em carta enviada ao governo brasileiro, anunciou o tarifário em resposta ao tratamento da Justiça ao ex-chefe do Executivo, à liberdade de expressão e ao comércio norte-americano. “Bolsonaro é útil para essas empresas. Ele topa tudo, desde que consiga escapar da Justiça, manter relevância política, reconstruir poder. É por isso que Eduardo Bolsonaro está conspirando nos Estados Unidos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A deputada declarou que atacar o Pix é afetar diretamente o povo, que pode perder um sistema de pagamentos moderno e acessível. “Aqui existe uma democracia, aqui existe um povo soberano e aqui a gente sabe se defender quando é necessário. Primeiro atacaram nossas exportações de laranja, café, carne bovina, agora atacam Pix. E se a gente se calar, vão atacar mais”, afirmou a deputada.
Deputada Tabata Amaral lança vídeo.
Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.