Sudão restabelece seu campeonato de futebol após dois anos de paralisação

Campeonato que determinará o campeão nacional contará com oito clubes e terá duração de um mês.

07/07/2025 10:43

2 min de leitura

Sudão restabelece seu campeonato de futebol após dois anos de paralisação
(Imagem de reprodução da internet).

A liga de futebol profissional retornou ao Censo General pela primeira vez em mais de dois anos, com um campeonato de um mês que reunirá oito clubes para determinar o campeão nacional em um país devastado pela guerra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Sudão enfrenta um conflito entre o exército e as Forças de Apoio Rápido desde abril de 2023, com mais de 150 mil mortos e aproximadamente 12 milhões de deslocados, gerando a maior crise de deslocamento global.

O Al Hilal e o Al Merrikh, dois dos maiores clubes do país, estão entre os afetados. Juntos, eles conquistaram todos os títulos, com exceção de quatro, desde a fundação da liga em 1965.

Leia também:

Na temporada anterior, o time foi convocado para disputar a liga em Mauritânia, localizada em outro continente, e transferiu suas estruturas de clubes para o país da África Ocidental, onde o Al Hilal conquistou o título.

Ambos retornaram ao Sundowns para disputar um torneio que determinará quais clubes participarão das competições continentais na temporada 2025-26.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Al Hilal alcançou as quartas de final da Liga dos Campeões da África, mesmo tendo atuado como mandante em local neutro.

Também venceram o Al Merghani Kassala no fim de semana, na primeira rodada do Campeonato de Elite Sudão, que está sendo disputado em Ad-Damer, a aproximadamente 430 km da capital Cartum, que sofreu danos graves devido à guerra civil.

As competições do torneio também serão disputadas em Atbara, localizada a 320 km ao norte de Cartum.

Serão sete jogos no total, e o Al Merrikh também iniciou o fim de semana com vitória, derrotando o Ahly Madani por 1 a 0. O confronto do clássico contra o Al Hilal está agendado para o último dia de competição, em 22 de julho.

Os demais clubes envolvidos são Zamalek, Umm Rawaba, Al Amal Atbara, Hay Al Wadi Nyala e Merrikh Al Abyad, que se enfrentarão em apenas uma ocasião.

A Seleção Sudão, que competirá na Copa Africana de Nações – que ocorre no Marrocos no final do ano – e também busca sua primeira participação na Copa do Mundo no próximo ano, não disputa uma partida em solo próprio desde março de 2023.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.