SP, RJ e Minas Gerais podem registrar tempestades com raios e ventos de até 70 quilômetros por hora

A região norte de Minas Gerais também poderá ter aviso de baixa umidade nos períodos mais quentes de hoje, 16, conforme dados fornecidos pelo Climatempo.

16/09/2025 3:38

2 min de leitura

SP, RJ e Minas Gerais podem registrar tempestades com raios e ventos de até 70 quilômetros por hora
(Imagem de reprodução da internet).

A tarde e noite de hoje, terça-feira (16), apresentarão um cenário de instabilidade no sul do país, impactando sobretudo áreas do estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas pelo Climatempo.

Em São Paulo, o dia começa com céu claro, porém há previsão de chuvas pontuais no começo da tarde. Nas áreas norte, centro-leste e leste paulistas, abrangendo a região metropolitana de São Paulo, podem ocorrer episódios de chuva intensa, acompanhados de raios e ventos fortes.

Há risco de temporais com raios e granizo no Rio de Janeiro, além da região da Serra da Mantiqueira, sul da Minas Gerais, Vale do Paraíba e sul do estado do Rio de Janeiro. Ventos com rajadas entre 51 e 70 km/h também estão previstos ao longo de terça-feira (16).

Leia também:

O norte de Minas Gerais apresenta clima seco e quente durante o dia. Na terça-feira (16), há aviso de baixa umidade do ar na região. Já no Espírito Santo, a chuva persiste na zona costeira.

Outras Regiões do País

No Rio Grande do Sul, o dia será ensolarado, contudo, espera-se chuva fraca em todo o estado, em razão da chegada de umidade de origem marinha ao continente. Há também condições para a formação de nevoeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Intensas chuvas devem ocorrer nas áreas leste de Santa Catarina e em grande parte do Paraná durante a madrugada e a manhã. Os temporais devem cessar gradualmente ao longo da terça-feira (16).

A região oeste catarinense, juntamente com o sudoeste, oeste e noroeste paranaenses, não apresentará chuvas relevantes ao longo do dia.

No oeste e noroeste do Mato Grosso, há risco de chuva intensa com tempestades e trovoadas. A chuva persiste com caráter localizado, em forma de pancadas, e a maior parte das áreas dos estados deve apresentar predomínio de sol e calor durante o dia.

O Climatempo aponta que o ar seco intensifica-se no norte do Goiás e no Distrito Federal, com alerta para baixa umidade do ar durante a tarde de terça-feira (16).

No litoral de Sergipe e Alagoas, há previsão de chuvas mais intensas ao longo do dia. Já o litoral da Bahia registra pancadas de chuva com intensidade fraca a moderada. O interior nordestino mantém predomínio de tempo claro, sol e ar seco durante a tarde.

Na maior parte do sertão e do norte, a umidade relativa do ar deve se manter em níveis inferiores a 20% nas horas mais quentes. A área se caracteriza pelo calor intenso, ar seco e a possibilidade de ocorrência de incêndios florestais.

No Norte, o tempo segue instável no Amazonas, Acre e Rondônia. Há possibilidade de ocorrência de chuvas intensas em determinados períodos. Existe, ainda, risco de chuvas fortes no oeste do Amapá.

O Tocantins continua com tempo instável, apresentando sol e temperaturas elevadas. Na terça-feira (16), a umidade do ar atinge patamares críticos em todo o estado.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.