Segundo o jornal, uma das razões apontadas por Scott Bessent, do Banco Central americano, que acredita que já está caminhando para cortes de juros ainda…
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, apresentou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de forma confidencial as justificativas pelas quais ele considerava que o republicano não deveria tentar destituir o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, conforme revelaram fontes próximas ao The Wall Street Journal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As razões de Bessent para evitar convulsões nos últimos 10 meses de Powell como presidente do Fed se concentraram nos possíveis efeitos na economia e nos mercados, na perspectiva de que o Fed já estivesse caminhando para cortar as taxas de juros ainda este ano e nos prováveis obstáculos políticos e legais que tal movimento enfrentaria, disseram as fontes.
Bessent afirmou que a demissão de Powell era inoportuna, considerando o bom desempenho da economia e a reação positiva dos mercados às políticas do presidente, segundo uma fonte próxima ao caso.
Bessent também recordou a Trump que as autoridades do Fed indicaram que poderiam reduzir as taxas de juros em duas ocasiões ainda neste ano.
A chance de o presidente tentar demitir Powell estava no ar há meses, mas ressurgiu publicamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump tem reclamado consistentemente que o Federal Reserve deve diminuir as taxas de juros para diminuir as despesas da dívida federal, e um alto dirigente da Casa Branca afirmou na quarta-feira (16) que o presidente indicou aos parlamentares republicanos em uma reunião recente que poderia em breve sugerir a demissão de Powell.
Posteriormente, na quarta-feira, Trump declarou aos repórteres que não pretendia realizar tal ação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.