Secretário-chefe de vigilância nuclear da ONU propõe reunião com chanceler do Irã
Rafael Grossi, além de solicitar reunião, também solicitou cooperação após o anúncio de um cessar-fogo com Israel.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), Rafael Grossi, declarou nesta terça-feira (24) que escreveu ao ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, sugerindo uma reunião e solicitando cooperação após o anúncio de um cessar-fogo entre Irã e Israel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor-geral da AIEA, Grossi, afirmou em publicação no X que o retorno da cooperação com o Irã poderia conduzir a uma solução diplomática para a longa controvérsia sobre o programa nuclear de Teerã.
Recebo com atenção os comunicados sobre a situação no Irã. Reativar a cooperação com a @IAEAorg é fundamental para um acordo bem-sucedido. Escrevi para o @araghchi enfatizando que essa ação pode conduzir a uma solução diplomática para a longa controvérsia sobre o programa nuclear e propus uma reunião em breve.
Leia também:

Cidadãos manifestam-se em Washington após Trump anunciar o emprego da Guarda Nacional

Trump menciona Brasília ao mobilizar militares para segurança de Washington

E-mail com convite para reunião entre Haddad e Bessent foi encaminhado
Rafael Mariano Grossi (rafaelmgrossi) 24 de junho de 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Irã nega possuir armas nucleares.
O Comitê de Segurança Nacional do Irã aprovou na segunda-feira (23) as diretrizes principais de um projeto de lei que propõe a suspensão completa da cooperação de Teerã com a Agência Internacional de Energia Atômica, segundo a agência de notícias semioficial Tasnim, citando o porta-voz do comitê, Ebrahim Rezaei.
Rezaei declarou que, conforme o projeto de lei, a instalação de câmeras de vigilância, a autorização de inspeções e o envio de relatórios à agência seriam interrompidos até que a segurança das instalações nucleares fosse assegurada.
A aprovação do projeto ainda depende da votação do plenário.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.