Sebrae: deflação no IPCA-15 indica perspectiva mais positiva para micro e pequenas empresas e postos de trabalho

O Sebrae comemora a redução do índice. O presidente Décio Lima considera a deflação um reflexo do trabalho integrado e positivo para as micro e pequenas…

26/08/2025 17:19

2 min de leitura

Sebrae: deflação no IPCA-15 indica perspectiva mais positiva para micro e pequenas empresas e postos de trabalho
(Imagem de reprodução da internet).

O IPCA-15, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, apresentou uma redução mensal pela primeira vez em mais de dois anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, na terça-feira (26), que o indicador registrou uma queda de 0,14% em agosto. A última variação negativa havia sido de 0,07% em julho de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo resultado ocorreu após inflação de 0,33% no mês passado. A deflação de agosto foi influenciada pelo alívio na conta de luz com o desconto do bônus de Itaipu, que deverá ser repassado nas faturas a partir de setembro. Outro fator que contribuiu para o resultado foi a queda nos preços de alimentos e gasolina.

O anúncio foi realizado pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, que destacou que o indicador demonstra que o trabalho integrado, coordenado pelo governo federal, segue o rumo correto. “Existem muitos desafios, considerando a conjuntura econômica internacional, mas a primeira queda da inflação é uma boa notícia que se junta a outras conquistas recentes, como a geração recorde de empregos e a saída do Brasil do Mapa da Fome”, afirmou.

Leia também:

A diminuição da inflação impacta positivamente nos custos de produção dos pequenos negócios, tornando mais acessíveis os preços de matérias-primas, insumos e serviços. “Inflação baixa incentiva o movimento do grande motor da economia brasileira, que são os pequenos negócios. Isso beneficia toda a população brasileira. As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 97% do total de empresas e por 70% das vagas de emprego formais geradas no país. Se elas crescem, o Brasil cresce junto”, destaca Dércio.

O índice do IBGE é composto por nove grupos de produtos e serviços. O resultado foi impulsionado principalmente pelas quedas nos preços de habitação (-1,13%), alimentação e bebidas (-0,53%) e transportes (-0,47%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IPCA-15 indica uma perspectiva para o IPCA, o índice oficial de inflação do país. Uma das distinções entre os dois é o período de coleta de informações pelo IBGE. A avaliação dos preços do IPCA-15 acontece entre a segunda metade do mês anterior e a primeira metade do mês de referência.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)