Líquidos, cremes e sopas leves auxiliam na satisfação do apetite sem causar sensação de peso. Costumam apresentar baixos teores de calorias e gorduras, …
Sopas, cremes e caldos leves auxiliam na sensação de saciedade sem causar peso. Costumam ter baixas calorias e gorduras, porém com boas quantidades de fibras e água, o que favorece uma digestão leve e saudável. Além disso, são ricos em vitaminas e minerais importantes para a saúde. São pratos que aquecem o corpo e também satisfazem o paladar de forma singular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite de oliva em fogo médio e refogue o alho e a cebola até dourarem. Adicione a ervilha e refogue mais um pouco. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a folha de louro e o caldo de legumes e misture. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos após iniciar a pressão.
Desligue o fogo e espere a pressão da panela diminuir. Remova a tampa e o ramo, e coloque em um liquidificador. Bata até formar um creme. Retorne à panela e aqueça por 5 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e adicione tomilho. Sirva em seguida.
Na panela de pressão, cozinhe a mandioca com o caldo de carne em fogo médio até ficar bem macia. Em seguida, bata a mandioca com o caldo no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione as tiras de carne e refogue até que percam a cor avermelhada. Acrescente o caldo de mandioca e mexa. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe por 10 minutos e desligue o fogo. Sirva com a salsinha picada.
Cozinhe a batata doce em água em fogo médio até amolecer. Desligue o fogo e transfira para um liquidificador. Adicione as folhas de espinafre e a água. Bata até obter uma consistência homogênea. Reserve. Aqueça o azeite de oliva em fogo médio em uma panela. Acrescente o alho e doure. Junte o creme reservado e aqueça. Desligue o fogo e tempere com sal e noz-moscada. Sirva em seguida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aqueça o azeite de oliva em fogo médio e refogue a cebola até dourar. Adicione a abobrinha, o sal e a pimenta-do-reino e refogue por 10 minutos. Cubra a abobrinha com água e cozinhe por 20 minutos. Retire do fogo e transfira tudo para o liquidificador. Acrescente o manjericão e bata até obter um creme. Transfira o creme para a panela e aqueça por 5 minutos em fogo médio. Sirva o creme com gergelim e croûtons de pão integral.
Aqueça o azeite de oliva em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione a cenoura, a abobrinha, a beterraba e o agrião. Cozinhe por 5 minutos e acrescente o sal. Cubra os ingredientes com água e cozinhe em fogo baixo até que os vegetais estejam macios. Desligue o fogo e transfira para um liquidificador. Bata até formar um creme. Volte para a panela e aqueça por 5 minutos em fogo médio. Polvilhe com a cebolinha e sirva.
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o alho e refogue por mais alguns minutos. Junte a lentilha, o cominho e a folha de louro e misture. Cubra com água e cozinhe por 45 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os grãos estejam macios e o caldo tenha consistência. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Retire a folha de louro e desligue o fogo. Sirva imediatamente.
Aqueça o azeite de oliva em fogo médio e refogue a cebola, o aipo e o pimentão até dourar. Adicione a batata, o tomate, a folha de louro e o caldo de legumes. Cozinhe os vegetais até ficarem macios. Desligue o fogo e tempere com pimenta-do-reino e sal. Sirva com folhas de manjericão.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.