Prefeito Carlos Manga afastado por ordem do TRF-3. Operação Copia e Cola investiga irregularidades em contratos de saúde em Sorocaba. #Sorocaba #Politica
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) determinou nesta quinta-feira, 6 de novembro de 2025, o afastamento do prefeito de Sorocaba, Carlos Manga (Republicanos), do cargo. A ordem de suspensão do mandato tem duração de seis meses, em decorrência da 2ª fase da operação Copia e Cola, conduzida pela Polícia Federal (PF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação apura suspeitas de irregularidades em contratos na área da saúde do município de Sorocaba, interior de São Paulo.
Na primeira fase da operação, o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito, foi preso preventivamente. Ele é investigado por suspeita de atuar como lobista e praticar lavagem de dinheiro em contratos municipais. A Polícia Federal realizou uma busca e apreensão na residência de Manga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TRF-3 também ordenou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns dos investigados, com um valor aproximado de R$ 6,5 milhões, além da proibição de contato dos investigados com determinadas pessoas. Carlos Manga está atualmente em Brasília para compromissos oficiais.
Após ser notificado da decisão judicial, Manga publicou um vídeo em que manifesta sua resistência, afirmando que não “vai desistir de Sorocaba”. Ele também declarou que a medida tem como objetivo “fazer nosso nome soprar ainda mais”, citando a influência de deputados que tentariam “tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles”.
Carlos Manga é conhecido por sua atuação nas redes sociais, onde se apresenta como um potencial candidato a governador de São Paulo em 2026. A situação atual pode impactar suas ambições políticas futuras.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.