Portos aguardam recuperação da “corrida das exportações” após isenções impostas por Trump
Preveem-se incrementos nas circulações de produtos como laranja, celulose e petróleo, após terem sido excluídos da tributação de 50%.
A isenção de tarifas dos Estados Unidos para produtos brasileiros deve provocar uma nova “corrida das exportações” nos portos brasileiros. Em meio aos avanços e retrocessos de Donald Trump sobre as tarifas, produtos que não estão no rol de taxação de 50%, como suco de laranja, celulose e petróleo, devem aumentar o movimento de cargas nos próximos dias, afirmaram fontes à CNN.
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A primeira corrida de exportações foi notada logo após o dia 9 de julho, com o anúncio de Trump sobre tarifas a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Na ocasião, exportadores de café, carne, celulose e outros produtos anteciparam os envios das mercadorias para evitar a medida. O embarque de proteínas animais, por exemplo, cresceu 96% nas duas primeiras semanas do mês passado.
Atualmente, espera-se que o volume de exportações de produtos isentos retorne a um ritmo mais elevado. Além do rompimento da barreira comercial, as incertezas e imprevisibilidades nas decisões econômicas de Trump incentivam as exportadoras a aproveitarem o momento sem encargos adicionais.
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A partir de 7 de agosto, as novas tarifas sobre produtos brasileiros entrarão em vigor. Não há tempo hábil para antecipar o envio de mercadorias não isentas, como o café, visando evitar o pagamento dessas taxas.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços esclarece que as tarifas de importação são aplicadas a partir da chegada da mercadoria ao país de destino. Portanto, se o produto for enviado antes de 7 de agosto, porém chegar ao território americano posteriormente, a taxa será cobrada.
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Um navio com carga partindo do Porto de Santos demanda, em média, entre 14 e 18 dias para alcançar os principais portos americanos, conforme projeção da APS (Autoridade Portuária de Santos). Contudo, certas circunstâncias podem prolongar a viagem, como rotas alternativas, viagens em escala ou condições climáticas, resultando em um percurso de até 30 dias.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












