Pagamento de imposto de renda em lote quarto, referente à sexta-feira
aproximadamente 1,9 milhão de contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes que apresentaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 dentro do prazo terão suas restituições processadas pelo Leão. Na sexta-feira, 29, a Receita Federal disponibiliza o quarto dos cinco lotes de restituições deste ano, incluindo valores residuais de anos anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um total de 1.884.035 contribuintes receberão 2,92 bilhões de reais. A maior parte do valor será destinada a contribuintes sem prioridade no reembolso, que apresentaram a declaração próximo ao vencimento do prazo.
As restituições estão distribuídas da seguinte forma:
Leia também:

Como será a fiscalização das fintechs após a megaoperação contra o esquema do PCC

México rejeita acordo de livre comércio com o Brasil

Governo brasileiro avalia retaliação com tarifas de retorno a Trump
Apesar de não constituírem prioridade legal, contribuintes que combinaram o uso de procedimentos pré-preenchidos e Pix passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.
A consulta pode ser realizada a partir de 22 de agosto, através da página da Receita Federal na internet. O contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. É possível também realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento será realizado na conta ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato da declaração. Caso identifique alguma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Caso a restituição não seja creditada na conta indicada na declaração, como em situações de conta inativa, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou através do contato com a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor da sua restituição após um ano, deverá solicitar o reembolso no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)