Operações de drones ucranianos atingem a Rússia, resultando em duas vítimas, informaram autoridades

De acordo com informações, o foco era Moscou; a resposta russa destruiu 155 equipamentos durante a noite.

11/07/2025 7:07

2 min de leitura

Operações de drones ucranianos atingem a Rússia, resultando em duas vítimas, informaram autoridades
(Imagem de reprodução da internet).

Drones foram utilizados em ataques à Ucrânia durante a noite e na madrugada de sexta-feira (11), ceifando duas vidas na Rússia e buscando atingir alvos em Moscou, informaram autoridades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As defesas aéreas russas interceptaram 155 drones ucranianos entre 23h de quinta-feira (10) e 7h desta sexta-feira, horário local, dos quais 11 tinham como alvo Moscou, segundo o Ministério da Defesa da Rússia, via Telegram.

A Rosaviatsia, agência de aviação russa, comunicou que três dos quatro aeroportos que atendem à capital russa – Domodedovo, Vnukovo e Zhukovsky – interromperam temporariamente suas operações, retomando-as posteriormente, na quinta-feira à noite.

Leia também:

Um drone caiu em área de uma empresa agrícola na região de Lipetsk, causando um incêndio breve, que resultou em um óbito e um ferimento, conforme relatado pelo governador Igor Artamonov via Telegram.

O Ministério da Defesa russo afirmou que sistemas de defesa aérea destruíram quatro drones na região de Lipetsk, no sudoeste da Rússia. A informação indica apenas o número de dispositivos neutralizados por suas unidades, sem especificar a quantidade lançada por Kiev.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria dos drones foi destruída durante a noite em áreas russas que fazem fronteira com a Ucrânia, incluindo Kursk, Belgorod e Bryansk, informou-se.

O governador regional, Dmitry Milyaev, informou que houve um falecimento e um ferimento em um ataque na região de Tula, localizada aproximadamente 200 km ao sul de Moscou.

A prefeita da cidade portuária de Taganrog, no sudoeste da Rússia, Svetlana Kambulova, declarou no mesmo aplicativo de mensagens que ataques de drones ocorreram sobre a fábrica de aeronaves Beriev.

Kambulova não informou se houve danos em razão da ofensiva, mas acrescentou que não houve feridos.

Não houve comentários imediatos da Ucrânia.

Aumento dos ataques

Kiev alega que seus ataques em território russo têm como objetivo destruir infraestrutura vital para os esforços bélicos russos e representam uma retaliação aos constantes ataques da Rússia contra a Ucrânia durante a guerra.

A Rússia intensificou seus ataques contra a Ucrânia nas últimas semanas, lançando um número recorde de drones que atingiram Kiev e cidades por toda a Ucrânia e ceifaram dezenas de vidas de civis, informou a autoridades ucranianas.

A Rússia e o país vizinho negam ter como objetivo alvos civis no conflito iniciado em fevereiro de 2022. Milhares de civis perderam a vida no decorrer do conflito, sendo a grande maioria deles ucranianos.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.