O presidente da Áustria não participará da COP30, informou jornal oficial

A ausência se deve aos elevados custos de participação na conferência, realizada em novembro, em Belém.

06/08/2025 11:17

1 min de leitura

O presidente da Áustria não participará da COP30, informou jornal oficial
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, não participará da COP30 no Brasil devido aos elevados custos de hospedagem. A informação foi confirmada pela emissora estatal austríaca ORF (Österreichischer Rundfunk).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reportagem, publicada na segunda-feira (4), aponta que a ausência de Van der Bellen se deve à necessidade de redução de custos. “A participação na conferência é muito cara. Mesmo assim, Van der Bellen desejou aos organizadores da COP30 no Brasil tudo de bom e muito sucesso”, afirma o texto.

A emissora divulgou também uma reportagem do Financial Times que aponta para os custos elevados de hospedagem na COP30 em Belém, com uma diária podendo custar até 2.000 euros (aproximadamente 12 mil reais).

Leia também:

A secretariado do clima da ONU conduziu uma reunião de emergência na semana passada, em razão da preocupação de que os custos de hospedagem para a COP30 pudessem prejudicar os países mais pobres nas negociações.

As questões relacionadas à logística têm prejudicado os preparativos para a COP30, que ocorrerá em novembro em Belém, capital do Pará. Os países em desenvolvimento alertaram que não conseguem arcar com os custos dos hospedagens na cidade, que subiram consideravelmente devido à falta de disponibilidade de quartos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do Grupo Africano de Negociadores, Richard Muyungi, afirmou que o Brasil se comprometeu a tratar das preocupações dos países durante a reunião de emergência e apresentaria um relatório em outra reunião, no dia 11 de agosto.

Foi assegurado que o tema será retomado em 11, para confirmar se as adaptações são adequadas para todos os participantes, afirmou Muyungi Reuters após o encontro promovido por ele.

Muyungi afirmou que os países africanos buscavam evitar diminuir sua participação em razão dos custos.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)