O ministro da Economia da Rússia afirma que o país está “próximo de uma recessão”

Maxim Reshetnikov considera essencial rever a política monetária do país e reduzir as taxas de juros.

19/06/2025 21:55

1 min de leitura

O ministro da Economia da Rússia afirma que o país está “próximo de uma recessão”
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Economia da Rússia, Maxim Reshetnikov, declarou nesta quinta-feira (19.jun.2025) que a economia do país está “à beira de uma recessão”. Indicou que as próximas decisões de política monetária serão determinantes para evitar uma contração econômica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com base nos sentimentos e nos indicadores empresariais atuais, estamos, aparentemente, à beira de uma recessão, afirmou Reshetnikov durante um painel do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, no norte da Rússia.

Reshetnikov esclareceu que a recessão não é inevitável: “Eu não previ uma recessão. Eu disse que estávamos à beira dela. Daqui em diante, tudo dependerá das nossas decisões”. As informações são do jornal local Tass.

Leia também:

O ministro solicitou ao Banco Central russo que ofereça suporte ao Governo em relação à política monetária. Propôs a redução da taxa básica de juros. O Kremlin já havia indicado que a taxa básica de juros de 20% está dificultando a atividade econômica.

A Rússia diminuiu as taxas de juros em junho de 2025 pela primeira vez desde 2022, de 21% para 20%, conforme reportado pelo Financial Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro conversou diretamente com a presidente do Banco Central russo, Elvira Nabiullina, que também estava no mesmo painel. Além de defender a meta de inflação de 4%, Reshetnikov declarou ser necessário “dar um pouco de apoio à economia”.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.