O estado de SP enfrenta risco crítico de umidade do ar no domingo (17)
A temperatura pode chegar a 32°C no oeste de São Paulo; em São Paulo, a máxima não deve ultrapassar os 23°C.
A intensa massa de ar seco que afeta o estado de São Paulo deverá persistir neste domingo (17), indicando o começo do veraneio. O tempo se manterá estável, sem chuvas relevantes. A Defesa Civil emite alertas sobre a baixa umidade do ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na região oeste paulista, as temperaturas podem chegar a 32°C. A atmosfera seca impactará sobretudo o interior e a região leste do estado. As temperaturas podem atingir 28°C em Campinas e 33°C em Rio Preto.
Em São Paulo, o dia deverá ser ensolarado com nebulosidade variável sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre mínima de 13°C, na madrugada, podendo chegar aos 23°C de máxima durante a tarde. Os índices de umidade do ar ainda permanecem abaixo do ideal e devem registrar valores mínimos em torno de 45%. A previsão é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no litoral, a circulação marítima segue favorecendo a formação de instabilidades. As chuvas devem vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes.
Baixa umidade.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo utilizou, pela primeira vez, o sistema cell broadcast para avisar a população sobre a baixa umidade do ar e o risco de incêndios.
Leia também:
Carlos Zarattini defende avanços na segurança pública e alerta sobre riscos em proposta no Congresso
Consumidores com Dívidas em Atraso Têm Chance de Renegociação em Mutirão Nacional
Clara Charf, fundadora do PT, morre em São Paulo aos 100 anos
Na região oeste do estado, 82 cidades foram alertadas na quinta-feira (14), devido ao registro de umidade relativa do ar abaixo dos 12%, classificado como estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na última segunda-feira (11), a Defesa Civil emitiu alertas para situação de emergência em municípios de interior de São Paulo com índices entre 13% e 29%. Foram enviados 78 alertas via SMS, fora do sistema cell broadcast.
A tecnologia avisará a população em caso de umidade do ar inferior a 12%, existência de alerta vermelho do Inmet e ocorrência de focos de incêndio próximos a áreas urbanas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












