O chefe de comércio deve entrar em contato com os negociadores dos EUA nesta segunda-feira (14)

A Comissão Europeia ficou surpresa no sábado (12), ao receber uma carta de Trump que ameaçava aplicar tarifas de 30% nas importações europeias a partir …

14/07/2025 9:29

1 min de leitura

O chefe de comércio deve entrar em contato com os negociadores dos EUA nesta segunda-feira (14)
(Imagem de reprodução da internet).

O comissário de comércio da UE, Maros Sefcovic, afirmou que retomará o contato com negociadores dos EUA após o presidente Donald Trump ameaçar aplicar tarifas de 30% em produtos do bloco durante o fim de semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sefcovic, principal negociador da UE, declarou que pretende retomar o contato com seus colegas dos EUA ainda hoje, por não considerar viável desistir sem um esforço sincero.

A Comissão Europeia, o órgão executivo da UE responsável pela política comercial, ficou surpresa no sábado (12) quando Trump enviou uma carta ao bloco ameaçando taxar importações europeias em 30% a partir de 1º de agosto, caso nenhuma solução fosse encontrada para a assinatura de um acordo comercial.

Leia também:

A União Europeia vinha trabalhando com um prazo até 9 de julho para assegurar um acordo preliminar com os Estados Unidos, e funcionários da comissão estavam se preparando na semana passada para anunciar um entendimento em princípio.

A impressão era de que estávamos muito próximos de um acordo, afirmou Sefcovic a repórteres, em Bruxelas, destacando que as duas partes estão negociando há semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Minha avaliação era de que estávamos nos aproximando de um bom resultado para ambos os lados”, declarou.

“Também senti, por parte dos meus colegas dos Estados Unidos, que, apesar da carta, eles estão dispostos a continuar as negociações.”

A incerteza decorrente de tarifas desproporcionais não pode continuar, e devemos estar prontos para quaisquer consequências, afirmou Sefcovic, enfatizando que a União Europeia também está preparada para responder com medidas compensatórias.

A comissão e os estados membros da UE já haviam aprovado um pacote de tarifas retaliatórias que pretendia atingir 21 bilhões de euros em importações dos EUA.

Essas tarifas permanecem suspensas em razão das negociações. O bloco também está elaborando um segundo pacote tarifário que poderá atingir até 95 bilhões de euros em produtos dos Estados Unidos.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.