“Nunca seremos Brasil”, declara Janja
A primeira-dama publicou postagem no Instagram do governo federal em apoio a “Brasil com S de soberania”.

A primeira-dama Janja Lula da Silva republicou, neste domingo (13.jul.2025), uma publicação da página oficial do governo federal no Instagram, afirmando que o Brasil se escreve com S de “soberania”, e não com Z, como países internacionais costumam escrever.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A campanha foi lançada na quinta-feira (10.jul) com o objetivo de responder às tarifas de 50% que Donald Trump (Partido Republicano) estabeleceu sobre os produtos brasileiros. O slogan da nova estratégia de comunicação é a soberania nacional do Brasil.
O Brasil é um país soberano. Um país soberano é um país independente, que respeita suas leis. Um país soberano protege seu povo e sua democracia. Um país soberano não abaixa a cabeça para outros países. Ser contra nossa soberania é ser contra o Brasil. Não mexa com meu Brasil. É, meu amigo. Aqui quem manda é a gente. O Brasil é soberano. O Brasil é dos brasileiros.
Leia também:

Executivo de aplicativo de carros blindados afirma que a receita aumentou 30% a cada mês

Conselho do FGTS autoriza o pagamento de R$ 12,9 bilhões aos beneficiários

A Hyundai registra queda de 16% no lucro devido ao aumento de impostos nos EUA
Compreenda a tarifa.
A ação foi divulgada em uma carta publicada na rede Truth Social. Segue a íntegra do documento (PDF – 63 kB). As tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto e serão aplicadas de forma abrangente e automática, sem distinção entre setores ou tipos de mercadorias.
Isso eleva os preços dos produtos brasileiros no mercado norte-americano, podendo diminuir a competitividade de exportadores brasileiros. Trump também determinou a abertura de uma investigação formal contra o Brasil por práticas comerciais consideradas desleais, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente americano afirmou, também, que qualquer contra-retória tarifária do Brasil será respondida com incrementos proporcionais à taxa de 50%.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.