Novas regras para emissão de placas em SP: veja os detalhes do Detran
A cidade de São Paulo concentra 28% da frota nacional e possui mais de 35 milhões de veículos registrados.

O processo de emplacamentos no Estado de São Paulo passa por mudanças que começam a valer a partir desta sexta-feira (1º). A alteração na solicitação para a instalação da placa de identificação veicular (PIV) agora será feita diretamente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) no início do processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pedido era realizado diretamente pelo proprietário a uma empresa de estampagem, após o pagamento da taxa de primeiro registro ou transferência do veículo.
A solicitação de múltiplas placas resulta em redução de custos para o Órgão de Trânsito paulista, gerando uma economia anual de R$ 56,6 milhões.
Leia também:

A GM iniciará a produção de veículos elétricos no Brasil, utilizando o antigo complexo industrial da Troller

Novo Kia Stonic chega com nova geração e antecipa o design futuro para o mercado brasileiro

Autoescolas denunciam a “uberização” da Carteira Nacional de Habilitação e alertam para o risco de fraudes
A alteração se aplica tanto a veículos novos (de quilometragem zero) quanto àqueles que necessitem de substituição da placa, devido a mudança de município, deterioração ou danos que afetem a legibilidade. São Paulo detém 28% da frota brasileira e possui mais de 35 milhões de veículos registrados.
Como o processo irá operar:
O Detran-SP informou que a ação favorece frotas extensas, incluindo locadoras, concessionárias de veículos, seguradoras e bancos, além de proprietários de automóveis, que agora pagarão uma taxa única para duas ou mais placas, em substituição ao pagamento por unidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Multa
Dirigir um automóvel com a documentação danificada constitui infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e apreensão do veículo, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.
A aquisição de veículos elétricos tem se mostrado um processo complicado, compreenda melhor as razões.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.