Navio filipino acompanhava embarcações que transportavam assistência humanitária aos pescadores quando foi atacado.
Um navio da Guarda Costeira Chinesa bateu em um navio de patrulha filipino na segunda-feira (11) no Mar do Sul da China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fotos publicadas pela PCG (Guarda Costeira das Filipinas) evidenciaram o instante da colisão, causando danos às duas embarcações.
A colisão ocorreu quando os navios chineses tentavam impedir o navio filipino BRP Suluan, que acompanhava embarcações que transportavam assistência humanitária para pescadores filipinos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A PCG alegou ter disponibilizado assistência médica e apoio à recuperação, porém não obteve resposta.
Pequim afirmou que seus militares navais agiram “de acordo com a lei” para observar e regular os navios filipinos, sem comentar a colisão.
A ilha de Scarborough, reivindicada pela China e pelas Filipinas, representa um ponto crítico no Mar do Sul da China, com o aumento das tensões decorrente de disputas territoriais concorrentes.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.