Motiva vence leilão e garante concessão da Fernão Dias com investimento de R$ 14,8 bilhões

A Motiva conquista a concessão da rodovia Fernão Dias com um investimento de R$ 14,8 bilhões, prometendo melhorias significativas para 250 mil veículos diários.

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(Imagem de reprodução da internet).

Motiva conquista concessão da Fernão Dias com investimento significativo

A Motiva foi a vencedora do leilão para a concessão da rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Belo Horizonte. O evento ocorreu na quinta-feira (11) na Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa ficará responsável pela administração do trecho por 15 anos, com um investimento previsto de R$ 14,8 bilhões para a operação, modernização e ampliação da rodovia.

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No certame, a Motiva competiu com a EPR e a Arteris, esta última atualmente responsável pela gestão da rodovia. A proposta vencedora incluiu um desconto de 17,05% na tarifa. Este leilão foi inédito, pois representou a primeira vez em que uma otimização contratual teve uma concorrência efetiva.

Importância da Fernão Dias e melhorias previstas

A Fernão Dias é uma rodovia federal de grande relevância, com 569 quilômetros de extensão, conectando os polos econômicos de Minas Gerais e São Paulo. A via atende cerca de 250 mil veículos diariamente e beneficia aproximadamente 16,6 milhões de habitantes em 33 municípios.

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Entre as melhorias que serão implementadas estão 108 km de faixas adicionais, 14 km de vias marginais, 62 melhorias de acesso, 29 passarelas, além de novos túneis e passagens para fauna, pontos de parada e descanso, entre outras intervenções.

Contexto dos leilões rodoviários

Este leilão foi o último do ano, totalizando 13 concessões em 2025. Durante o governo atual, 22 projetos foram contratados pela iniciativa privada. O Ministério dos Transportes espera alcançar 35 ativos na carteira de infraestrutura terrestre até o final de 2026.

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Nos leilões de otimização contratual, o governo federal apresenta um contrato previamente repactuado com a concessionária atual, que, neste caso, é a Arteris. Essas concessões são antigas e enfrentaram dificuldades, necessitando de renegociação dos termos.

Após a repactuação, a rodovia é leiloada em um processo simplificado, permitindo que quem oferecer tarifas mais baixas que a operadora atual ganhe a concessão.

Os três leilões anteriores desse tipo realizados pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT não tiveram concorrência, resultando na manutenção dos contratos com as concessionárias atuais: Ecorodovias na BR-101/ES, Motiva na BR-163/MS e Arteris na Autopista Fluminense (BR-101/RJ).

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

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