Mercado financeiro mantém a expectativa de inflação em queda por 11 semanas seguidas
A previsão dos analistas para o Produto Interno Bruto, contudo, é inferior à da semana anterior.
A mais recente edição do Boletim Focus, publicada nesta segunda-feira, 11, pelo Banco Central (BC), revela que, pela 11ª semana consecutiva, os analistas do mercado financeiro diminuíram a expectativa de inflação para o ano corrente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a pesquisa, os analistas projetam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, encerre o ano de 2025 em 5,05%. A expectativa há quatro semanas era de 5,17%.
O levantamento indicou, contudo, uma pequena redução na expectativa do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB). A projeção, atualmente, é de crescimento de 2,21% em relação a 2024, após anteriormente ser de 2,23%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A publicação de hoje também apresenta previsões semelhantes para a taxa de câmbio (que os especialistas estimam em 5,60 reais por dólar) e para a taxa básica de juros, a Selic (que, segundo o estudo, deve ser de 15%).
O relatório Focus é publicado nas segundas-feiras após entrevistas com analistas do mercado financeiro em todo o país. Diversos representantes de bancos e corretoras participam da pesquisa, ainda que nem sempre eles registrem suas opiniões sobre todos os indicadores analisados.
Leia também:
Amazon bate recorde de lucro líquido em 2025 com alta das ações e IA
Apple bate recorde de lucro em 2025 com US$ 27,46 bilhões
Grupo Pátria vence leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












