Maranhão apresenta a maior taxa de violência; veja o ranking
O Anuário de Segurança Pública aponta para o Nordeste como região com maior concentração de municípios mais violentos, com Maranguape em primeiro lugar….

Maranguape (CE) apresenta a maior taxa de mortes violentas entre municípios com mais de 100 mil habitantes: 79,9 por 100 mil, conforme o Anuário de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira (24.jul.2025). A íntegra (PDF – 16 MB) está disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras cidades nordestinas também aparecem entre as mais violentas, como Jequiê (BA), Juazeiro (BA), Camaçari (BA) e Cabo de Santo Agostinho (PE). O total das 10 cidades com os maiores índices de violência está concentrado no Nordeste, com cinco localizadas na Bahia.
No nível estadual, o Amazonas lidera com 45,1 óbitos violentos por 100 mil habitantes, seguido pela Bahia (40,6) e Ceará (37,5). A taxa nacional diminuiu 5,4%, de 21,9 em 2023 para 20,8 em 2024.
Leia também:

Trump considera que existe uma probabilidade de 50% de um acordo com a UE antes da imposição de tarifas

Marcos do Val desafia STF e embarca para os EUA

Bolsonaro julgado por declaração sobre venezuelanas
Apesar da queda geral, o anuário aponta para “bolsões de extrema violência”, com ênfase em conflitos entre facções no Nordeste. Houve, ainda, elevação nos casos de feminicídio e mortes de crianças.
O estudo indica uma redução de 79% nos registros de novas armas após o término do governo Jair Bolsonaro (PL), um aumento de 6% na população carcerária e um crescimento de 6% nos investimentos em segurança pública, que atingiram R$ 153 bilhões em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cidades com maior número de mortes violentas (taxa por 100 mil habitantes):
Violência nos Estados em 2024 (taxa por 100 mil habitantes):
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.