Lula: Se Trump tentasse no Brasil o que fez no Capitólio, poderia ser preso

O presidente brasileiro fez referência, em pronunciamento no congresso da UNE, à invasão ao Congresso dos EUA por seguidores do republicano.

17/07/2025 15:14

1 min de leitura

Lula: Se Trump tentasse no Brasil o que fez no Capitólio, poderia ser preso
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na quinta-feira (17), que, se a invasão de apoiadores de Donald Trump ao Capitólio (Congresso dos Estados Unidos), em 2021, tivesse ocorrido no Brasil, o presidente americano “poderia ser preso”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista afirmou que, se o ex-presidente Trump residisse no Brasil e tentasse praticar ações semelhantes às do Capitólio, ele também seria julgado e poderia ser preso.

É a primeira vez na história que nós (Brasil) temos três generais presos, e não estão presos à toa: estão presos porque queriam dar um golpe, acrescentou Lula, referindo-se ao processo penal sobre um suposto plano golpista contra o resultado da eleição de 2022, que coloca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no banco dos réus.

Leia também:

Atualmente, dois generais que participariam da tentativa de golpe de Estado foram presos.

Lembre-se.

Em 6 de janeiro de 2021, Trump, em seus últimos dias como presidente dos EUA, proferiu um discurso a apoiadores em Washington, criticando o então vice-presidente Mike Pence por não concordar em recusar os votos recebidos pelo então presidente eleito Joe Biden.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Manifestantes ligados a Trump avançaram em direção ao Capitólio, onde se realizava a certificação dos votos eleitorais de Biden. Linhas de segurança foram ultrapassadas e o prédio do Congresso dos EUA foi invadido.

Após quatro anos de governo Biden, Trump retornou à presidência neste ano.

Sob a supervisão de Henrique Sales Barros.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.