Lojistas demonstram insatisfação na Rua 25 de Março contra Trump
A união promoverá uma manifestação na sexta-feira (18/07) em reação ao relatório que considera o local como centro de pirataria.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoverá, na sexta-feira (18.jul.2025), a partir das 10h, em frente ao centro da capital paulista, na Rua 25 de Março, uma manifestação contra as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A manifestação ocorrerá em reação ao relatório da USTR (Escritório do Representante do Comércio dos EUA), que identificou a principal via comercial como um dos principais polos de produtos falsificados no Brasil.
A central sindical, que engloba 500 mil trabalhadores do comércio, considerou “inaceitáveis” os comentários de Trump sobre o comércio e o Pix (Pagamento Instantâneo Brasileiro).
Leia também:

Senado convoca ex-ministros de Bolsonaro e líder de Lula aos EUA para discutir preço elevado

Chocolates contendo larvas e insetos foram descobertos em uma loja de um shopping no Rio Grande do Sul

Lula afirma que Trump nunca negociou 10% do que ele já negociou ao longo da vida
O USTR afirma que a área tem permanecido, por décadas, como um dos maiores mercados de produtos falsificados, apesar das operações realizadas para combatê-la. A apuração também cita as transações do Pix como práticas desleais em relação aos serviços de pagamento eletrônico.
Em entrevista à CNN na quarta-feira (16.jul.2025), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), defendeu o comércio local. “A 25 de Março não pode ser considerado comércio ilegal, pois não é”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso haja venda de produtos falsificados, inclusive na 25, a Receita Federal e os órgãos de combate à pirataria fiscalizarão e receberão, como já acontece, todo o apoio da prefeitura.
A confirmação de uma investigação contra o Brasil ocorre durante as negociações de representantes do governo federal para tentar minimizar os efeitos da taxa de 50% anunciada pelo presidente dos EUA.
A Power360 contatou o Sindicato dos Comerciários de São Paulo por mensagem para solicitar uma declaração sobre o protesto. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.