Jovem com habilidades excepcionais, de 12 anos, é aprovado em vestibular no Ceará
Lucca Aragão foi aprovado no curso de Matemática da Universidade Estadual do Ceará.
Lucca Aragão, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, com 12 anos, foi aprovado no vestibular de segundo semestre da Uece (Universidade Estadual do Ceará) para o curso de Matemática. Ele obteve 190 pontos na prova e ficou classificado em 29º lugar na ampla concorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vitória integra uma extensa lista de conquistas. No final do ano passado, Luca obteve a primeira colocação no concurso para admissão no Colégio Militar de Fortaleza, sendo o único candidato a alcançar a nota máxima 10. O estudante também recebeu medalha de prata na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) no ano anterior.
O interesse pela disciplina surgiu na infância: o pai, José Aragã, é professor de Matemática. Contudo, como Lucca desde cedo demonstrou um desempenho escolar acima da média, a família buscou o apoio de uma psicóloga que o classificou como superdotado. “Ele sempre teve facilidade para reter os conteúdos. Nas férias, ficava entediado e triste, queria voltar para a escola”, relata o pai.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após uma série de avaliações, constatou-se que o QI (Quociente de Inteligência) de Lucca é 136, sendo que a superdotação é considerada acima de 130. A partir daí, os pais não pararam de estimular os estudos do filho, mas passaram a monitorar seus momentos de autoexigência e perfeccionismo. “Lucca adora estudar, mas não pode deixar de lado as atividades de lazer de criança como brincar de bola, jogar videogame e se divertir com os amigos”, explica o pai.
Planos para o futuro
O menino é do tipo que não abandona o caderno nem nas férias de julho: enquanto José conversava por telefone com a CNN, Luca estava ao lado dele estudando para a prova de redação criativa da ChallegengUS, organização que oferece oportunidades educacionais para estudantes, focando em elevar suas vozes sobre questões globais através de competições e bolsas de estudo.
Leia também:
INSS: Calendário 13º Salário 2025 com Datas e Valores para Aposentados e Pensionistas
Personagens de “Hell’s Paradise” são revelados na nova temporada de anime
Kaigaku e Zenitsu Chegam em Demon Slayer: Castelo Infinito – DLC!
Lucca fará a próxima prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como treineiro, para conhecer a dinâmica da prova, mas seu principal objetivo é participar da IMO (Olimpíada Internacional de Matemática) que envolve a participação de mais de cem países. “Ele só poderá se inscrever no Ensino Médio, mas já está se preparando”, afirma o pai.
O jovem admira, também do Ceará, Matheus Alencar de Soares, que em 2023, aos 16 anos, conquistou medalha de ouro na IMO e, posteriormente, foi admitido no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, uma das universidades mais renomadas do planeta.
O pai de Lucca relata que ele está acompanhando diversas universidades renomeadas, incluindo o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que contará com um campus em Fortaleza em 2026, e a Universidade de Harvard, nos EUA. “Ele provavelmente seguirá carreira acadêmica. Já o vi tirando dúvidas de amigos em videochamadas e, em uma explicação sobre História, ele utilizou a linguagem dos gamers para simplificar o conteúdo. Ele tem o dom de ensinar.”
Professores oferecem orientações sobre como otimizar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












