Índia seguirá em frente com a compra de petróleo russo, ignorando as advertências de Trump, apurou a NYT

Os Estados Unidos alertaram que medidas adicionais seriam implementadas se a Índia não suspendesse a importação da matéria-prima proveniente da Rússia.

02/08/2025 11:14

3 min de leitura

Índia seguirá em frente com a compra de petróleo russo, ignorando as advertências de Trump, apurou a NYT
(Imagem de reprodução da internet).

A Índia continuará comprando petróleo da Rússia, apesar das ameaças de retaliação do presidente dos EUA, Donald Trump, segundo duas fontes do governo indiano que não quiseram ser identificadas devido à sensibilidade do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Trata-se de contratos de petróleo de longo prazo”, afirmou uma das fontes. “Não é tão simples interromper a compra de forma repentina.”

Em dezembro passado, Trump publicou no Truth Social que a Índia enfrentaria sanções adicionais por adquirir armas e petróleo russos. Na sexta-feira (1º), o republicano afirmou a jornalistas que havia informações de que a Índia não mais compraria petróleo da Rússia.

Leia também:

O The New York Times informou, no sábado (2), que não houve alteração na política do governo indiano, com relatos de uma das fontes de que o governo “não deu nenhuma orientação” às empresas petrolíferas para diminuir as importações da Rússia.

A Reuters informou nesta semana que as refinarias estatais indianas interromperam as compras de petróleo russo na semana anterior, após a redução dos descontos em julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Analisamos o que está disponível nos mercados, o que há em oferta e também qual é a situação ou as circunstâncias globais prevalecentes”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Randhir Jaiswal, aos repórteres durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira.

Jaiswal acrescentou que a Índia possui uma parceria estável e comprovada com a Rússia e que as relações de Nova Délhi com diversos países se baseiam em seus próprios méritos e não devem ser vistas pelo prisma de um terceiro país.

A Casa Branca não emitiu declarações sobre o assunto prontamente.

As refinarias indianas estão reduzindo suas compras de petróleo bruto russo, visto que os descontos atingiram o menor patamar desde 2022, período em que as sanções ocidentais foram aplicadas pela primeira vez a Moscou.

De acordo com informações da Reuters, as refinarias estatais do país não procuraram a commodity do país na última semana.

Fornecimento à Índia

Em 14 de julho, Trump ameaçou aplicar tarifas de 100% aos países que comprassem petróleo russo, caso Moscou não alcançasse um acordo de paz significativo com a Ucrânia. A Rússia é a principal fornecedora à Índia, respondendo por aproximadamente 35% do abastecimento total do país.

A Rússia permaneceu como o principal fornecedor de petróleo para a Índia nos primeiros seis meses de 2025. Terceira maior importadora e consumidora de petróleo do mundo, a Índia recebeu aproximadamente 1,75 milhão de barris por dia de petróleo russo entre janeiro e junho deste ano, com um aumento de 1% em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados pela Reuters a partir de fontes.

A Nayara Energy, importante adquirente de petróleo russo, foi recentemente sancionada pela União Europeia, devido ao controle majoritário das suas operações por entidades russas, incluindo a Rosneft.

Em dezembro passado, a Reuters informou que o diretor executivo da Nayara havia renunciado após a aplicação de sanções da UE e que o experiente Sergey Denisov foi indicado como novo CEO.

Três navios com derivados de petróleo da Nayara Energy ainda não descarregaram suas cargas, devido às novas sanções da UE à refinaria apoiada pela Rússia, informou a Reuters no final do mês passado.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)