Ilhas Marshall registram feito inédito com sua estreia em competição internacional de futebol
Seleção perdeu para as Ilhas Virgens Americanas em sua estreia no cenário internacional.

As Ilhas Marshall fizeram sua estreia oficial no futebol internacional nesta quinta-feira, perdendo por 4 a 0 contra as Ilhas Virgens Americanas. O jogo, realizado em um campo escolar no Arkansas (EUA), marcou um momento histórico para a nova seleção nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pequena nação do Pacífico, com população inferior a 40 mil habitantes, realizou seu primeiro jogo internacional no modesto Estádio Jarrell Williams Bulldog, com capacidade para 3 mil espectadores, situado em Springdale. O local é mais conhecido por sediar partidas da equipe de futebol americano da escola secundária local.
“Hoje parece irreal, é como uma experiência fora do corpo”, declarou Lloyd Owers, diretor técnico da equipe, à agência Reuters, pouco antes da partida. “Ninguém, nem mesmo nós, imaginava que chegaríamos a este ponto em apenas dois anos e meio. Ver isso ganhar repercussão mundial é uma sensação extraordinária.”
Leia também:

O Barcelona acelera os esforços para registrar novos jogadores antes do início da temporada na LaLiga

Rennes supera o Olympique de Marseille na estreia do campeonato francês; confira os melhores momentos

Alisson alcança a marca de 300 jogos disputados pelo Liverpool em sua estreia na Premier League
Overs, ex-jogador semiprofissional inglês de Oxfordshire, assumiu a direção da seleção em 2022. O grupo que entrou em campo nesta semana contava com atletas que praticavam futebol de 11 contra 11 pela primeira vez.
Com apenas cinco sessões de treino em grupo, o elenco de 20 jogadores é composto por atletas de diversas faixas etárias – desde um jovem de 15 anos até um veterano com mais de 40 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os jogadores estavam compreensivelmente nervosos, porém possuímos uma boa dinâmica fora de campo, o que ajudou a elevar nosso desempenho, afirmou Owers. “Agora, entramos em campo com a intenção de competir e transformar essa ansiedade em algo positivo.”
A disputa marcou o início da Copa Outrigger Challenge, um campeonato organizado pela federação das Ilhas Marshall, com a participação de quatro times: duas seleções vinculadas à FIFA – Ilhas Turcas e Caicos (206ª posição no ranking mundial) e Ilhas Virgens Americanas (207ª) –, além da equipe sub-19 do Ozark United, clube da região.
O noroeste do Arkansas foi selecionado como sede do torneio devido à presença da maior comunidade de cidadãos das Ilhas Marshall nos Estados Unidos e pela localização geográfica conveniente para os competidores caribenhos.
A Federação de Futebol das Ilhas Marshall, criada em 2021 com o apoio de voluntários britânicos e financiamento próprio, busca superar a participação no torneio atual.
A filiação à FIFA pode possibilitar até 8 milhões de dólares em investimentos durante quatro anos. No entanto, o primeiro passo é obter a adesão a uma das confederações continentais.
Apesar de já ter solicitado ingresso à Confederação da Oceania, a federação afirma não ter recebido resposta, sendo a ausência de voos diretos apontada como um dos principais obstáculos.
A Marshall Islands avalia opções como a Confederação da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e a Confederação Asiática (AFC).
O próximo desafio da seleção será no sábado, contra as Ilhas Turcas e Caicos — mais uma oportunidade para seguir construindo sua trajetória no futebol internacional.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)