Herlander Zola da Stellantis expressa otimismo nas negociações com a China em meio à crise de chips

Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul, demonstra otimismo nas negociações com a China, apesar da crise de chips que afeta a produção.

03/11/2025 15:40

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Otimismo nas Negociações com a China

Em meio aos alertas de montadoras sobre a paralisação de atividades devido à escassez de chips, Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, expressa otimismo nas negociações do governo brasileiro com a China. No entanto, ele enfatiza que a situação ainda não está resolvida.

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Zola destacou que a crise dos chips pode impactar significativamente o cenário produtivo planejado para este ano. “A ameaça é muito grande”, afirmou em entrevista ao CNN Money. Ele acrescentou que, enquanto os chips não chegarem, o problema persistirá e o risco não estará completamente eliminado.

Crise de Chips e Impactos no Setor

A crise de chips se agravou após a intervenção do governo holandês em uma empresa chinesa que controla 40% do mercado global de chips essenciais para veículos flex. Em resposta, o governo da China suspendeu a exportação de semicondutores fabricados em seu território.

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Nesse cenário, China e Estados Unidos anunciaram um acordo comercial que pode abrir caminhos para a resolução da crise. Zola alertou que a falta de peças pode afetar as linhas de montagem em menos de uma semana, embora a expectativa da empresa seja que os chips cheguem em até três dias.

Lançamento da Leapmotor no Brasil

A Leapmotor, marca chinesa da Stellantis, inicia suas operações no Brasil neste mês. A partir de terça-feira (4), os veículos estarão disponíveis em quase 40 concessionárias no país. O investimento totaliza R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, o maior da história da indústria automotiva sul-americana, segundo a Stellantis.

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Diferente de outras marcas chinesas, a Leapmotor não busca vendas massivas e rápidas, mas sim um crescimento gradual de participação no mercado. “É uma subida de escada, não uma subida de elevador”, afirmou Zola. Os primeiros modelos a serem comercializados na região incluem os SUVs C10 Elétrico (BEV) e C10 Ultra-Híbrido (REEV).

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.