Governo de São Paulo inaugura trecho da Linha 6 – Laranja do Metrô com funcionamento gratuito

A nova Linha 6 – Laranja do Metrô promete reduzir o tempo de deslocamento entre Brasilândia e o centro de São Paulo, beneficiando milhares de estudantes.

O início da operação do primeiro trecho da Linha 6-Laranja terá intervalo médio de 19 minutos entre os trens

O Governo do Estado de São Paulo irá inaugurar na próxima semana o primeiro trecho da Linha 6 – Laranja do Metrô, que contará com seis das 15 estações projetadas. Conhecida como “Linha das Universidades”, a nova linha tem como objetivo atender instituições de ensino como UNIP, PUC, FAAP, Mackenzie e FMU.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As estações que estarão em operação inicial são João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc – Pompeia e Perdizes. Durante este período de inauguração, o funcionamento será reduzido e gratuito, com horários de operação entre 10h e 15h de segunda a sexta – feira, exceto feriados.

Funcionamento e integração da linha

A operação será feita com dois trens no sistema Shuttle, onde cada via terá apenas um trem circulando. Isso resultará em um intervalo médio de 19 minutos entre os trens. Inicialmente, os trens serão operados manualmente com a presença de um condutor; no futuro, a linha contará com condução autônoma.

Cada estação deve ter mais de uma entrada ou saída. No entanto, durante a inauguração, apenas o acesso principal estará disponível e será indicado por comunicação visual nos trens e nas estações. A estação Água Branca permitirá a integração com a Linha 7 – Rubi do metrô.

Enquanto o acesso a outras estações será gratuito, a conexão com a linha de trens metropolitanos exigirá pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes sobre o projeto da Linha 6 – Laranja

A Linha 6 –Laranja é resultado de uma Parceria Público – Privada (PPP) entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Uni, totalizando um investimento de R 19 bilhões. Quando totalmente operacional, o trajeto irá conectar a Estação Brasilândia ao centro da capital paulista na Estação São Joaquim.

Atualmente, o percurso que leva cerca de 1h 30 de ônibus pode ser reduzido para apenas 23 minutos com a nova linha. Ao todo, são previstas 15 estações ao longo do trajeto e conexões com as linhas 1 – Azul e 4 – Amarela do Metrô e também com a Linha 7 – Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM.

Leia também

As estações planejadas incluem Brasilândia, Maristela, Itaberaba – Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Água Branca (com acesso à linha 7 – Rubi), Sesc Pompeia, Perdizes, PUC – Cardoso de Almeida, FAAP – Pacaembu, Higienópolis – Mackenzie (com acesso à linha 4 – Amarela), 14 Bis – Saracura Bela Vista e São Joaquim (com acesso à linha 1 – Azul.

Histórico da construção da linha

A Linha 6 – Laranja foi inicialmente projetada para ligar Freguesia do Ó à estação São Joaquim. Entretanto, em dezembro de 2008 houve uma ampliação que incluiu os bairros Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia. O consórcio Move SP venceu a licitação em 2013 para executar as obras.

Com início previsto para as obras em 2014 e conclusão em 2020 pelo valor estimado de R 9,6 bilhões — sendo R 8,9 bilhões custeados pelo consórcio e o governo do Estado — as escavações começaram em abril de 2015 na estação Freguesia do Ó.

As obras foram interrompidas um ano depois devido a dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas envolvidas.

Em julho de 2020, quase quatro anos após a paralisação dos trabalhos iniciais, as obras foram retomadas sob supervisão da concessionária Linha Uni.