Ex-ministro do Turismo foi preso no Recife sob suspeita de tentar conseguir passaporte português para Mauro Cid.
Líderes do Partido dos Trabalhadores, apoiados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comemoraram na internet a detenção do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, na capital pernambucana, nesta sexta-feira (13.jun.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Machado é investigado sob suspeita de tentar conseguir passaporte português no Consulado de Portugal, localizada na capital pernambucana, para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em maio de 2025.
No X (ex-Twitter), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que diariamente são descobertos “mais crimes praticados pela milícia que se instalou” no governo Bolsonaro. “Não salva um”, declarou.
O senador e presidente interino do PT, Humberto Costa (PE), declarou: “Os criminosos estão sendo presos um a um. A justiça está chegando para todos!”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que o ex-ministro e “puxa-saco” de Bolsonaro buscou auxiliar Cid a deixar o país.
O Cid deve ter cuidado. Como denunciante que expõe a corrupção e plano de golpe, se cair em uma armadilha de bolsonaristas para escapar, pode se tornar um arquivo morto.
O Supremo Tribunal Federal instaurou inquérito para apurar os fatos envolvendo Machado, por solicitação da Procuradoria Geral da República. De acordo com o órgão, a Polícia Federal identificou, através de arquivos encontrados no celular de Cid, uma tentativa prévia de obtenção da cidadania portuguesa em janeiro de 2023.
Ademais, a PF também teria sinalizado à PGR a necessidade de apurar uma campanha de arrecadação de recursos para Bolsonaro. Em 16 de maio de 2025, Gilson Machado solicitou novas doações por meio de Pix para o ex-presidente por meio de sua conta no Instagram.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.