Resultados trimestrais divulgados geram expectativa por notícias sobre acordos comerciais entre Estados Unidos e União Europeia.
As bolsas da Europa encerraram sem sinal único nesta sexta-feira (18), aguardando notícias sobre as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adicionalmente, os mercados reagiram à publicação de uma série de balanços e notícias corporativas na região, que proporcionaram movimentações relevantes em diferentes bolsas.
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em queda de 0,01%, aos 547,00 pontos. Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,22%, atingindo 8.992,12 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,34%, registrando 24.287,57 pontos. Em Paris, o CAC 40 obteve alta de 0,01%, com 7.822,67 pontos.
O comissário para o Comércio e Segurança Econômica da UE, Maros Sefcovic, realizou conversas “intensas” com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e com o Representante do Comércio americano, Jamieson Greer, conforme comunicado por um porta-voz em coletiva de imprensa.
Quanto às negociações antes que os EUA implementem suas tarifas sobre as exportações da UE, o porta-voz afirmou que “o último passo é sempre o mais difícil”. O porta-voz complementou que Sefcovic comunicará aos ministros do comércio da UE sobre o andamento das negociações na tarde do dia sexta-feira (horário local).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa sueca de equipamentos de defesa Saab registrou alta de 16,43% em Estocolmo após atingir metas de lucro trimestral e aumentar a previsão de vendas para o ano.
A Electrolux caiu 14,33%, após a companhia sueca de eletrodomésticos apresentar resultados trimestrais abaixo do esperado e reafirmar que buscará compensar o aumento de custos, decorrente das tarifas nos Estados Unidos na América do Norte, por meio de elevação de preços.
Em Londres, as ações da Burberry aumentaram 5,81%, após a empresa anunciar uma redução mais branda nas vendas no último trimestre fiscal, à medida que o grupo segue com um plano de reestruturação em um cenário desafiador para marcas de luxo devido à baixa demanda.
A Vestas Wind Systems registrou lucro de 15,03% em Copenhague, após o JPMorgan elevar sua recomendação para a empresa de turbinas eólicas de “neutro” para “overweight” (superior à média do mercado).
A BP avançou 0,67% em Londres após a empresa anunciar planos de venda do negócio de energia eólica terrestre, BP Wind Energy, nos Estados Unidos para a LS Power, ao mesmo tempo em que redireciona seu portfólio, afastando-se de ativos de baixo carbono e diminuindo sua dívida líquida. A transação deve ser finalizada até o final do ano, porém, não há informações financeiras divulgadas.
Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,46%, atingindo 40.311,99 pontos. Em Madri, o Ibex35 diminuiu 0,04%, situando-se em 13.989,00 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 desceu 0,28%, para 7.674,13 pontos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.