Falhas financeiras afetaram a segurança do submarino Titan, aponta relatório

Submarino sofreu explosão em operação em 2023, ceifando a vida de cinco indivíduos.

06/08/2025 0:13

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em 2023, em decorrência do aumento da pressão financeira na OceanGate, colaboradores foram solicitados a renunciar a seus salários, o que suscitou uma série de preocupações com a segurança, conforme um novo relatório de investigação da Guarda Costeira dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2023, a cápsula submersível Titan, da empresa, explodiu, ceifando a vida de cinco indivíduos.

O ex-diretor de engenharia da OceanGate alegou que a empresa solicitou aos funcionários que se voluntariassem para renunciar aos seus salários, com a garantia de serem compensados “após o início do ano”, porém ninguém concordou, conforme consta no relatório da Junta de Investigação Marinha (MBI, na sigla em inglês).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isto é um dos exemplos apontados por investigadores sobre como o estresse financeiro da OceanGate afetou suas atividades diárias.

O ex-diretor de engenharia, que recentemente saiu da empresa devido a questões de segurança, afirmou que as pressões financeiras geraram riscos progressivamente maiores.

Leia também:

Observe como:

A MBI concluiu que a má gestão financeira da OceanGate, sua dependência de contratados e a priorização de cortes de custo em detrimento da segurança deixaram a empresa mal preparada para enfrentar as complexidades e os riscos da exploração em alto-mar.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.