Executivos e parlamentares intensificam o uso de força contra a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre o INSS; apresentamos os membros envolvidos

Setores da direita conservadora selecionam lideranças importantes para enfraquecer o governo no período de agosto a outubro.

18/08/2025 16:24

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A CPMI do INSS já tem seu presidente, o senador Omar Aziz (PSD-AM), e seu relator, o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). Atualmente, os líderes partidários estão definindo os 15 senadores e os 15 deputados que comporão o colegiado, a ser instalado na próxima quarta-feira, 20.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os blocos do governo e da oposição decidiram, inicialmente, incluir nos cargos de destaque da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) ex-ministros de Jair Bolsonaro (PL) e governistas que se destacaram em outras investigações.

Do lado do governo Lula (PT), senadores como Renan Calheiros (MDB-AL) e Eliziane Gama (PSD-MA) retornam à atenção em mais uma comissão. Enquanto o ex-presidente do Senado foi relator da CPI da Covid, Eliziane foi relatora da CPMI do 8 de Janeiro.

Leia também:

Na oposição, os pontos centrais são as ex-ministras bolsonaristas Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS) como integrantes. Os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Rogério Marinho (PL-RN) também atuam na CPMI como suplentes.

Ainda ocorrerá alteração na composição, por exemplo, para atender à parcela da Câmara. No entanto, consulte a lista preliminar de titulares e suplentes da CPMI do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Senadores aprovam projeto.

Titulares da Câmara:

Suplementos do Senado:

Suplementos da Câmara:

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)