Alckmin promove encontros na segunda semana de suas agendas com o setor privado.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), realizou, na segunda-feira (21), encontros com grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos e com representantes da União Europeia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alckmin está exercendo a presidência enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem oficial ao Chile.
O diálogo com as grandes empresas de tecnologia ocorre no âmbito do comitê interministerial estabelecido pelo governo para definir a resposta do Brasil à taxa de 50% anunciada por Donald Trump sobre a importação de produtos brasileiros.
A reunião contou com a presença de representantes de grandes empresas do setor, incluindo Apple, Meta e Google.
Além das empresas de tecnologia, a Visa, gigante das bandeiras de cartão, participou da reunião. Ao anunciar uma investigação comercial contra o Brasil, os Estados Unidos apontaram o Pix como um obstáculo para marcas do setor financeiro norte-americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira a lista de participantes do setor privado:
O encontro marca o início da segunda semana de reuniões do comitê, que iniciou na última terça-feira (15) com rodadas de conversas com o setor privado.
O objetivo do Planalto é promover o diálogo e o contato dos empresários com o mercado dos EUA, buscando alinhar as posições entre os setores público e privado e estabelecer a estratégia de negociação mais adequada.
Alckmin defende que, antes que o governo tome qualquer decisão, é essencial ouvir o setor privado, que possui contato direto com o mercado norte-americano.
À tarde, Alckmin se reuniu com representantes da Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu, órgão responsável pela política comercial da União Europeia. Conforme noticiado pela CNN, além do acordo comercial em si, as autoridades discutiram medidas de cooperação comercial entre Brasil e União Europeia.
Espera-se que o acordo de livre comércio Mercosul-UE seja rubricado até o fim deste ano. Após 25 anos de negociações, o tratado foi finalmente divulgado em 2024, ainda necessitando ser ratificado pelos Parlamentos dos países do Mercosul, bem como pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.
Petróleo, café e aeronaves: principais produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.