EUA ordenam a revogação da autorização de visto de brasileiro que celebrou a morte de Charlie Kirk

A ordem foi dada pelo vice-secretário de Estado, que considerou o comentário do médico como “preocupante”.

14/09/2025 11:34

2 min de leitura

EUA ordenam a revogação da autorização de visto de brasileiro que celebrou a morte de Charlie Kirk
(Imagem de reprodução da internet).

O subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou no sábado (13) que ordenou a revogação do visto de um médico brasileiro que celebrou o assassinato do ativista pró-Trump, Charlie Kirk.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segundo da diplomacia americana ordenou que o chefe dos assuntos consulares revogasse o visto, e estabelecesse um alerta para que o médico não o receba mais.

Dentre todo o conteúdo online deturpado que observei, este pode ser o mais perturbador. Trata-se de um NEUROSURGEON do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua “impecável mira”, mas então, com precisão cirúrgica, especifica “coluna cervical”. Trata-se de um profissional licenciado.

Leia também:

Christopher Landau (@DeputySecState) 13 de setembro de 2025

Landau também esperava que autoridades brasileiras investigassem um médico que “expressava publicamente o desejo de morte de pessoas cujas opiniões políticas ele discordava”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O neurocirurgião Ricardo Barbosa publicou no Instagram: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.

Neurocirurgião brasileiro parabenizando o assassino de Charlie Kirk.

Agradecimento a este companheiro com mira impecável. Coluna cervical.

Thiago Medina (@thiagomedinamd) – 12 de setembro de 2025

O posicionamento foi divulgado no X pelo líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, Thiago Medina, e gerou repercussão nas redes sociais.

O subsecretário de Estado afirmou ter observado diversos comentários semelhantes nas redes sociais, mas que o recente da neurocirurgião brasileiro é “preocupante”.

Ele continua a questionar se o profissional cumpriu realmente o juramento da profissão, no qual os médicos se comprometem a auxiliar os pacientes e a não causar danos.

A CNN contatou Ricardo Barbosa, que se recusou a responder às perguntas e solicitou “para deixar o advogado falar”. A emissora busca posicionamento através do seu advogado.

A comunidade médica tem demonstrado grande interesse.

Devido ao post que celebrou a morte do ativista ligado ao ex-presidente, o médico também foi permanentemente afastado da prática em clínica no Recife.

A Recife Day Clinic, em nota publicada no Instagram, declarou que a fala do neurocirurgião não condizia com os valores e princípios da instituição. A clínica confirmou o desligamento de Ricardo Barbosa.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco também se manifestou sobre o ocorrido, sem mencionar Ricardo Barbosa, mas confirmou ter recebido uma denúncia relacionada a um médico registrado no órgão e que a situação está sendo investigada.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia manifestou sua repulsa à declaração do médico, afirmando que está tomando as providências necessárias.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.