Estados Unidos consideram impor tarifas de 10% sobre produtos de países membros do BRICS
O presidente dos Estados Unidos declarou que o bloco possui políticas “contra-americanas” e que não serão concedidas exceções.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarou no domingo (6 de julho de 2025) que nações que adotem políticas contrárias aos interesses americanos do Brics estarão sujeitas a uma taxa adicional de 10% sobre produtos exportados para os EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do BRICS será cobrado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política.
Leia também:

Professor critica o governo por se isolar da sociedade

O Dr. Kalil afirma que o Transtorno Obsessivo Compulsivo provoca sofrimento e impacta os relacionamentos

Análise: Ausência de Autoridade Moral no BRICS
A publicação ocorre no mesmo dia em que o BRICS divulgou sua declaração final da cúpula.
O documento condena a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional”, e aponta “implicações negativas”, mas não menciona explicitamente o tarifário de Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É um sinal de que houve um cuidado dos países do Brics ao não citar o republicano.
Não é a primeira vez que Trump ameaça o bloco. Em pelo menos 2 momentos de 2025, em janeiro e em fevereiro, o norte-americano falou em taxar em 100% os países do BRICS se o grupo criasse uma moeda alternativa ao dólar.
O BRICS respondeu, porém não mencionou Trump. Apenas criticou o que classificou como “extremismo”.
Aprofunde seus conhecimentos sobre o grupo BRICS no Rio.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.