O vice-presidente declara que os ataques danificaram a infraestrutura e dificultam a capacidade de Teerã de enriquecer urânio para fins militares.
O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance (Partido Republicano), afirmou nesta segunda-feira (23.jun.2025) que o Irã não possui mais capacidade de fabricar uma arma nuclear. A declaração foi feita em entrevista à Fox News, dois dias após os ataques dos EUA contra instalações nucleares do país persa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vance afirmou que os ataques de sábado (21.jun) danificaram substancialmente a infraestrutura do programa nuclear iraniano. “O Irã estava muito perto de obter uma arma nuclear. Agora, com o equipamento que possuem, são incapazes de construir uma, porque nós destruímos”, declarou.
O republicano declarou que os Estados Unidos esperam que Teerã não tente reconstruir seu programa. “Se o Irã quiser produzir armas nucleares no futuro, terá que lidar novamente com as Forças Armadas dos EUA”, afirmou. Ele ressaltou que, apesar da possibilidade de o país ainda ter urânio enriquecido, a destruição das instalações de refino impede seu uso para fins bélicos.
Vance alega que a ofensiva dos Estados Unidos também prejudicou a habilidade do Irã de lançar mísseis convencionais, indicando que esse armamento foi “em grande parte destruído”.
O vice-presidente também declarou que o cessar-fogo anunciado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) entre Israel e Irã representa um “marco” para a região: “Amanhã será realmente um novo dia: o fim da guerra de 12 dias, o fim do programa nuclear iraniano e, acredito, o começo de algo muito grande para a paz no Oriente Médio”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.